Ir para conteúdo

Prefeitura de Franca lança projetos e espalha internet gratuita por toda a cidade

Wi-Fi no Poliesportivo, no Fernando Costa e no Terminal Central de ônibus já permitiram 190 mil acessos

gcn

OUÇA O ÁUDIO

Com um investimento de cerca de R$ 200 mil, a Prefeitura de Franca (SP) lançou uma série de iniciativas para espalhar a conexão à internet gratuitamente pela cidade. Até agora, três locais de grande circulação já possuem wi-fi gratuito. Os trabalhadores do Distrito Industrial e do Jardim Paulistano serão os próximos a ganhar wi-fi.

Desde setembro de 2018, a Prefeitura de Franca vem instalando internet sem fio em diferentes pontos da cidade. O primeiro local a receber o Wi-Fi Popular foi o Terminal Central de Ônibus “Ayrton Senna.” Em janeiro desse ano, o Ginásio Poliesportivo recebeu o Wi-Fi da Família e o Parque de Exposições “Fernando Costa” ganhou o Wi-Fi da Expoagro, em junho. Os três locais juntos já receberam mais 190 mil acessos de usuários.

O secretário de Assuntos Estratégicos, Adriel Cunha, disse que o objetivo é continuar democratizando o acesso à internet. “O governo Gilson de Souza investe em tecnologia e democratiza o acesso à Internet. Acredito que através do conhecimento podemos transformar vidas e a Internet é um portal que nos conecta a infinitas possibilidades.”

As equipes da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos farão a instalação do Wi-Fi do Trabalhador na próxima semana. O primeiro ponto contemplado com a internet gratuita foi a academia ao ar livre em frente à indústria Ferracini, no Distrito Industrial.

Ainda no mesmo bairro, o segundo ponto será a academia ao ar livre na Avenida Tristão de Almeida. E, por fim, a praça que fica na Rua Justiniano Alves Taveira, entre o Jardim Paulistano e o Brasilândia, também receberá instalação da rede de wi-fi. Nos três pontos, o sinal dos aparelhos terá alcance de 400 metros.

Secretário quer transformar Franca em uma ‘smart city’

O Secretário de Assuntos Estratégicos, Adriel Cunha, disse que o objetivo do governo atual é espalhar a conexão de Wi-Fi por Franca.

Quanto foi investido no programa Wi-Fi Popular?

Me sinto honrado de fazer parte deste projeto de sucesso. Investimos menos de R$ 200 mil reais e quase 200 mil pessoas já se conectaram ao inovador e histórico programa Wi-Fi Popular, iniciativa sem precedentes na cidade de Franca. Desde que lançamos o programa, priorizamos pontos estratégicos. O poliesportivo, que já contabilizou mais de 60 mil pessoas, o Terminal Central, que soma 62.233 munícipes conectados, e o Parque Fernando Costa que, apesar de ser o mais recente, foi o que mais registrou acessos: são 66.701 conexões em cerca de três meses. Agora é a hora do Trabalhador do Distrito Industrial e Jd. Paulistano, que contarão com estes três novos pontos, terem acesso à internet gratuita.

Quais outros pontos receberão a instalação? E qual o objetivo final?

O governo acelera. Após a conclusão do núcleo Wi-Fi do Trabalhador, iniciaremos os trabalhos para implantação do núcleo Wi-Fi da Saúde, em postos de saúde da Prefeitura com alto fluxo de pessoas. Também está na programação o Wi-Fi do Coreto (Estação), além de outros pontos estratégicos já em analise avançada. O objetivo é expandir, democratizar e popularizar, cada vez mais, o acesso (de internet gratuita) ao francano e implementar novos programas, com avanço tecnológico de última geração, para tornar a nossa cidade, em curto-médio prazo, em uma Smart City (Cidade Digital), totalmente conectada. E sem custos para o cidadão. 
 

Foto: Divulgação/GCN.net.br


Fonte: GCN.net.br

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes