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Prefeitura disponibiliza Portal do Cidadão e novas funcionalidades de aplicativos

campo grande

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Em agosto de 2018, a população de Campo Grande passou a acessar todos os serviços da Prefeitura Municipal em um único lugar: no ‘Portal do Cidadão’. Idealizada e desenvolvida pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), a nova ferramenta proporciona comodidade e agilidade ao cidadão no acesso aos serviços oferecidos online pela administração. 

A nova plataforma agrega os serviços que a Prefeitura oferece de forma online em um único portal, proporcionando ao cidadão mais facilidade na busca dos serviços. O Portal do Cidadão foi criado através de um mecanismo de busca robusto. Nele será possível encontrar os serviços apenas digitando a palavra-chave corresponde.

O usuário que realiza o cadastro na plataforma pode salvar como favoritos os serviços mais utilizados, verificar o histórico dos seus acessos e ficar por dentro dos serviços mais acessados pelo cidadão, como a impressão da segunda via do IPTU ou consulta de vagas de emprego oferecidas pela Funsat. A ideia é possibilitar a quem acessa com frequência a personalização da ferramenta.

As empresas e os autônomos também podem consultar o Portal do Cidadão para acessar serviços como a Declaração Mensal de Serviços, a Guia de Taxas, a Nota Fiscal Eletrônica Avulsa, dentre outros serviços hoje oferecidos.

Outro serviço é a inclusão do módulo ‘PROCON Municipal’ no aplicativo Fala Campo Grande. O usuário do aplicativo pode realizar denúncias, receber orientações e atualizações do Código de Defesa do Consumidor, interagindo com o órgão municipal ao acompanhar as suas demandas.

Para o prefeito Marquinhos Trad, essas iniciativas facilitam a vida dos cidadãos e, principalmente, o acesso dos munícipes aos serviços públicos disponíveis pela prefeitura. “Estamos usando a tecnologia para facilitar a vida do cidadão campograndense, oferecendo a ele um conceito completo de cidadania, para que ele saiba de seus direitos e como e onde buscá-los em sua plenitude”, disse o chefe do Executivo.

“A ideia das ferramentas é trazer a população para perto da administração. É tornar mais humana e aprazível essa relação, oferecendo a facilidade na busca dos serviços, a otimização das ações do poder público voltadas à defesa dos direitos do consumidor, além da inclusão social de muito mais pessoas no sistema público de transporte”, explica o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

“Colocar nas mãos do cidadão uma ferramenta acessível para o exercício de seus direitos, enquanto consumidor, significa eficiência na proteção dos vulneráveis em relação ao  400A2282 (Copy) poder econômico, materializando-se como ferramenta de cidadania e apta para satisfação das exigentes aspirações contemporâneas de nossa sociedade”, avalia Valdir Custódio, subsecretário do Procon Municipal.

Já o aplicativo ‘Todos no Ônibus’ disponibiliza a plataforma para as pessoas que utilizam cadeira de rodas. A solicitação de embarque é feita da mesma maneira que a versão anterior. Quando o usuário solicita embarque especial o motorista recebe um sinal sonoro e no tablet instalado no ônibus aparece o nome do usuário cadastrado, tornando a relação entre o motorista e o usuário muito mais humana. Os treinamentos realizados pelo consórcio com seus motoristas são para que o usuário seja chamado para embarque pelo nome, assim como já acontecia na versão anterior utilizada pelas pessoas com baixa visão e os deficientes visuais. Caso a vaga especial esteja disponível, ocorre o embarque. Do contrário, o condutor avisa o solicitante que a vaga está sendo utilizada, porém aciona automaticamente o próximo coletivo da mesma linha.
 

CLIQUE AQUI para conhecer o Portal do Cidadão 



Foto: André Bittar/ Flávio Fernandes


Fonte: Prefeitura de Campo Grande

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