Ir para conteúdo

Processos digitais melhoram atendimento em Indaial

Além de trazer economia, sistema de compras faz tempo de tramitação cair de 20 dias para apenas dois dias na Secretaria de Administração e Finanças; Inovações do município serão apresentadas durante o III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí

Indaial

OUÇA O ÁUDIO

Indaial vem investimento na tramitação online de documentos para gerar economia e agilidade no atendimento à população. O município de 66 mil habitantes que sedia, na próxima quinta-feira (18), o III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, é um dos primeiros na região a implantar o processo digital de compras, que fez com que o tempo de tramitação dos processos caísse de 20 dias para apenas dois dias na Secretaria de Administração e Finanças. 

O próximo passo, segundo o diretor de Informática de Indaial, Paulo Henrique Rodrigues, é implantar o sistema nas outras 12 Secretarias Municipais. Ao todo, uma média de 15 mil compras são feitas a cada ano no município. “Hoje o secretário consegue liberar pelo aplicativo. A gente agiliza o processo e traz mais comodidade ao contribuinte. Outro ponto importante também é na questão da transparência, onde o cidadão pode conferir todos os detalhes no portal”, ressalta o diretor, acrescentando que a Prefeitura também se prepara para emitir alvarás de forma online. 

O controle da frota municipal é outra inovação implantada nesta semana. São 180 veículos, como ônibus, ambulâncias e até tratores, que prestam serviços na zona rural, que passam a ser rastreados. “O objetivo é visando economia mesmo, onde será possível mensurar os gastos. É um passo a mais para garantir transparência também. Estamos chegando ao nível máximo de transparência”, observa.  

Cidades Digitais - As inovações de Indaial serão apresentadas durante a terceira edição do Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, que ocorre na próxima quinta-feira (18), na Associação Empresarial de Indaial (ACIDI). O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Indaial, reunirá prefeitos, gestores públicos e vereadores para tratar da modernização dos municípios catarinenses. 

Rio do Sul, Rio Negrinho e Brusque também trazem para o encontro exemplos de como a tecnologia tem impactado positivamente na gestão pública. O Fórum terá ainda a participação do Governo do Estado e empresas fornecedoras de soluções que melhorem a relação entre cidade e cidadão. “Será importante para conhecer a realidade das Prefeituras e as novas tecnologias disponíveis para agilizar o setor público”, comenta Rodrigues. 

O diretor da RCD, José Marinho, completa que o objetivo do Fórum é promover a troca de experiência entre os gestores, de modo que facilite o uso de tecnologia na resolução dos problemas nas cidades. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. “Tecnologia tem que ser vista como estratégica para auxiliar no desenvolvimento e crescimento socioeconômico das cidades, planejando ações pensadas na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, frisa Marinho. 

O III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí tem o patrocínio ouro da 1DOC e prata da IPM Sistemas, SINNC Soluções e IDS, além do apoio de mídia do Canal Gerência Pública e do Portal Cidade no Ar. O Vestena Hotel Indaial também é parceiro da iniciativa.        

Serviço

III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí
18 de Julho, em Indaial
Local: ACIDI (Associação Empresarial de Indaial)
Rua Ver. Alvin Rauh Júnior, 100 - Nações
Inscrições abertas e gratuitas para servidores públicos:
http://forum.redecidadedigital.com.br
Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes