Ir para conteúdo

Projeto Cidade Digital começa a ser instalado em Presidente Venceslau

A "Cidade Digital" é um sistema que vai interligar todos os setores da prefeitura em rede

tim

OUÇA O ÁUDIO

A prefeitura de Presidente Venceslau (SP) divulgou no dia 27 de maio o início da primeira etapa das instalações do projeto “Cidade Digital”, que deve beneficiar 36 pontos do município.

A “Cidade Digital” é um sistema que vai interligar todos os setores da prefeitura em rede, por meio de fibra ótica. Ou seja, escolas, Estratégia Saúde da Família (ESF), entre outras repartições estarão conectadas via internet e ao acesso da população.

A verba para esta automatização é do governo federal, que firmou convênio com o município no valor de R$ 1.347.000,00.

De acordo com o comunicado da prefeitura, a primeira etapa dos trabalhos deve seguir até o início de junho.  

Além da ligação da prefeitura com os demais setores públicos, o projeto deve proporcionar três pontos de acesso ao público em praças da cidade, sendo na Vila Bonfim, no Dagão, e também na praça do centro, a Nicolino Rondó.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Venceslau, o prefeito Jorge Duran frisa que objetivo da ação é facilitar o acesso da população à internet, além de possibilitar melhoria na qualidade e agilidade do serviço municipal. “O nosso foco é a inclusão digital em Venceslau. É importante lembrar que não estamos tendo gastos com este projeto, tudo está sendo proporcionado pelo Ministério do Planejamento”, disse.

Sobre o Programa

O Programa “Cidade Digital” tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. 

O projeto inclui a implantação de aplicativos de “E-gov” nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. 

Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. 

Com o sistema implantado, Presidente Venceslau terá uma das estruturas mais modernas no que diz respeito à tecnologia digital.

O convênio foi assinado pelo prefeito Jorge Duran e agora entra na fase de execução. "Estamos felizes com o anúncio da execução do convênio, que foi conseguido depois de muitas gestões junto ao governo federal, com ajuda de deputados que apoiam a administração municipal. É uma conquista para o município que passará a ter os seus setores interligados por rede de fibra ótica, otimizando serviços e gerando economia".

Autor: Estevão Salomão
Fonte: Portal Bueno

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes