Ir para conteúdo

Tecnologias Educacionais são destaque no Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Encontro Estadual em Criciúma reúne prefeitos, gestores públicos e vereadores; Brusque investe em uma cultura digital com "Sala de Aula Invertida"

Tecnologias Educacionais

OUÇA O ÁUDIO

Mesas interativas, sistemas e aplicativos voltados para a gestão e ensino nas escolas são alguns dos destaques do 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (21 e 22 de março), em Criciúma. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Criciúma, reunirá prefeitos, gestores, vereadores, empresários, academia e demais interessados na modernização dos serviços públicos. 

Brusque, por exemplo, foca na cultura digital para melhorar o processo de aprendizagem. Segundo o coordenador de Inclusão Digital nas Escolas, Rogério Santos Pedroso, a Sala de Aula Invertida é uma das metodologias que vêm sendo trabalhadas no município para oferecer complemento pedagógico aos alunos da rede municipal. “É utilizar as tecnologias digitais para disponibilização de conteúdo que auxiliem os estudos fora da escola”, conta o professor, destacando a importância da plataforma Moodle para criação e gestão de salas virtuais. 

Atualmente, a Secretaria de Educação de Brusque tem investido na formação online dos professores para atuação com plataformas como de tutoria, produção de conteúdos e elaboração de provas. Um edital em andamento também prevê o aumento de conectividade em fibra óptica nas 67 escolas da rede municipal até maio, passando dos atuais 5MB para até 100MB. “A modernização é gradual, com a aquisição de novos equipamentos também para melhorar a rede wi-fi nas escolas, com a intenção também de mostrar para os alunos que o celular é uma excelente ferramenta de aprendizagem. O foco atual da administração é beneficiar alunos e professores com ferramentas digitais para que isso se reflita nas práticas pedagógicas”, ressalta.

Congresso – As inscrições para o 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais são gratuitas para servidores públicos, academia e entidades. O evento terá a participação especial de Prefeituras como de Salvador (BA) e Dois Irmãos (RS). A programação completa pode ser conferida pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br. Além de modelos em andamento nos municípios, o encontro traz as políticas públicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Governo Estadual e soluções de mercado. Uma feira de soluções também estará disponível para as Prefeituras. “Promove a troca de experiências e aproxima municípios do mercado fornecedor de tecnologia que podem contribuir com o processo de desenvolvimento das localidades”, resume o diretor da RCD, José Marinho. 

O 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da Inovadora, PlayTable e CELK Sistemas; ouro da 1Doc, Betha Sistemas, Virtual Automação, OPT, Inova Telecom e Softplan/InnovaCity; prata da HAJ Info/Connect Info, VM2GEO, SC Ponto e Placar Municipal; bronze Portabilis e Bauhaus Sistemas; além do apoio do Hotel Ibis Criciúma e Interclass Hotel, das Associações de Municípios da Região Carbonífera (AMREC), Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), Vale do Itapocu (AMVALI), Alto Irani (AMAI), Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Planalto Sul (AMPLASC), Região Serrana (AMURES) e Nordeste de Santa Catarina (AMURES); da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), da Associação Catarinense de Provedores de Internet (Apronet), da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e do canal Gerência Pública.

Serviço
4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

21 e 22 de março, em Criciúma
Local: Associação Empresarial de Criciúma (R. Ernesto Bianchini Góes, 91 - Próspera)
Inscrições gratuitas para servidores públicos, academia e entidades
http://congressosc.redecidadedigital.com.br/
Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes