Ir para conteúdo

Uberaba se prepara para implantar sistema de monitoramento inteligente de placas veiculares

As tratativas com a Polícia Militar acontecem há mais de um ano e estão avançadas com relação ao modelo e à localização da central de operações

trânsito Uberaba

OUÇA O ÁUDIO

Com estradas rurais sendo monitoradas há dois meses por câmeras com sistema OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres), a Prefeitura Municipal se prepara para instalar o sistema nas ruas da cidade. 

As tratativas com a Polícia Militar acontecem há mais de um ano e estão avançadas com relação ao modelo e à localização da central de operações. A previsão é que ainda este ano o sistema comece a funcionar. 

Inicialmente, o sistema de reconhecimento de placas veiculares será agregado às 56 câmeras do Olho Vivo, mas, de acordo com o comandante da 5ª Região da Polícia Militar, Coronel Lupércio Peres, mais equipamentos serão necessários. 

“Para quem não conhece, o sistema faz a leitura alfanumérico, ou seja, lê a placa e fala se aquele veículo tem alguma sinalização de queixa de furto ou roubo, alguma restrição administrativa, consegue mapear por onde os veículos passam na cidade. Então, começa a ter um controle inteligente da nossa cidade”, explica. 

O projeto foi elaborado pelo capitão Roberto de Oliveira, secretário adjunto e especialista na matéria. 

O secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso, afirma que os recursos para o sistema de reconhecimento de placas serão próprios. Os pontos em que os equipamentos serão instalados serão definidos de forma estratégica e sem anúncios públicos. 

Região.  Segundo o comandante da 5ª Região da Polícia Militar, Coronel Lupércio Peres, na cidade de Sacramento, a Polícia Militar registrou uma redução de 70% nos índices de crime após a instalação de câmeras com o sistema. Conquista e Delta também caminham para a implantação do OCR.

 


Fonte: Jornal da Manhã

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes