Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Tecnologias
Tecnologias

Informativo

Tecnologias

As tecnologias de redes digitais de acesso variam de cidade para cidade. A seguir, apresentamos as mais comuns entre os municípios:

Redes Wi-Fi e WiMesh

As primeiras cidades digitais foram criadas usando a tecnologia de redes sem fio Wi-Fi, na faixa de 2,4 GHz, principalmente por que essa faixa pode ser utilizada sem a necessidade de obtenção de licença da Anatel. Além disso, com a grande popularização do Wi-Fi, o custo de construção dessas redes tornou-se um grande fator facilitador para o projeto. Com o aparecimento da tecnologia WiMesh, as redes Wi-Fi puderam ter a sua cobertura ampliada, o que facilitou também o seu crescimento.

 

Redes WiMax

Com o desenvolvimento das redes sem fio, surgiu um novo padrão, chamado WiMax. Este pretende ser uma solução mais confiável e com maior capacidade para a criação de redes digitais de acesso, seja para interligar o governo ou fornecer acesso gratuito à internet.

Com essa tecnologia, é possível implantar redes em cidades pequenas com poucas estações rádiobase, permitindo assim um acesso mais seguro e confiável à rede. Além disso, caso se decida fornecer o mesmo tipo de serviço para a zona rural, essa tecnologia também permite criar rede com maior cobertura para atender esse usuários.

 

Redes Mistas

As redes mistas são aquelas que utilizam infraestrutura de fios ou mesmo ópticas para formar o núcleo central da rede, e utilizam os acessos sem fio para chegar aos usuários finais, sejam eles do governo ou a população.

De acordo com o termo de referência do Governo Federal, a construção básica de infraestrutura de uma Cidade Digital é implantada por conexões entre órgãos, equipamentos públicos locais e à Internet por meio de uma rede metro ethernet, formando um anel de fibra óptica que conectará órgãos e equipamentos públicos (pontos de acesso de governo), de acordo com as especificidades de cada município e permite a instalação de pontos públicos de acesso à Internet para uso livre e gratuito pela população, além da instalação de solução de gerenciamento da infraestrutura para o funcionamento da rede. 

 

Fonte: TelecoTermo de Referência de Cidades Digitais do Governo Federal.