Como funciona uma cidade digital?
O termo “Cidade Digital” engloba diversas iniciativas que podem ser definidas como a utilização de
maneira eficiente das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor público, de forma a proporcionar
melhorias tangíveis tanto internamente quanto para os munícipes.
Para alcançar efetivamente essas melhorias, é necessário incluir as TICs no planejamento estratégico
do município, levando em consideração os investimentos e resultados a curto, médio e longo prazo. As TICs são instrumentos para solucionar os mais variados problemas do município. Por isso, pensar as cidades e planejar seu futuro não pode deixar de lado esta dimensão.
A tecnologia já está incorporada na vida do cidadão, fazendo com que ele cada vez mais torne-se mais exigente quanto aos serviços e processos oferecidos pelo setor público. Não apenas tecnologia em si, mas sim a qualidade de vida que ela proporciona.
Diante deste cenário, o investimento em tecnologia de informação e comunicação não é mais um privilégio para poucos municípios, mas sim uma demanda da população. Os moradores de sua cidade querem cada vez mais sinal de internet de qualidade, rapidez nos serviços, comodidade nas solicitações, ter suas queixas respondidas prontamente, além de tantas outras melhorias que a tecnologia está presente no setor público, e cada vez mais o cidadão tem cobrado seus representantes para terem uma cidade digital, assim como
melhorias na educação, saúde, mobilidade urbana e segurança pública.
LEIA MAIS: Estudo prático publicado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): “O caminho para as Smart Cities: da gestão tradicional a cidade inteligente”.