Ir para conteúdo

100 escolas estaduais de RR receberam recursos do Programa Educação Conectada Destaque

Educação Conectada Defesa

OUÇA O ÁUDIO

Em decorrência da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a internet se tornou uma ferramenta importante na educação. Em Roraima, algumas escolas participam do PIEC (Programa de Inovação e Educação Conectada) do Governo Federal que leva internet para as instituições de ensino.

Até o momento, 100 escolas já estão com recursos do programa em conta. Deste total, 80 já estão utilizando a internet do Piec. Na Capital, todas as escolas já receberam os valores que giram em torno de R$ 2.500 a R$ 3.800 por instituição.

Os valores variam conforme a quantidade de alunos e são enviados diretamente para as escolas, mediante realização de um cadastro.A rede estadual aderiu ao programa em 2019. Neste período as escolas fizeram um plano de aplicação financeira pelo site do PDDE (Programa Dinheiro Direto nas Escolas).

Em todo Estado, 131 instituições de ensino serão beneficiadas com o programa sendo 54 na Capital, 39 no interior e 38 em comunidades indígenas.

Samuel Castro, gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) ressaltou a importância do programa para Roraima.

“Percebemos a importância desse Programa principalmente em 2020 com a pandemia e o ensino remoto, as escolas tiveram que se reinventar e as tecnologias foram fundamentais para que esse processo de ensino fosse executado. É a inclusão digital chegando,as escolas sendo beneficiadas e o Governo de Roraima buscando melhorias para Educação em parceria com o Governo Federal”, enfatizou Samuel.

Como a internet chega na escola?

O MEC (Ministério da Educação) oferece a opção na qual a internet chega às escolas por satélite (via satelital).

Neste caso, o Ministério contrata os serviços de uma empresa e a mesma vai até a unidade educacional.

Outra opção é via terrestre. Nesta modalidade o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) envia recursos para as escolas por meio do PDDE e os mesmo são administrados pelas APMs (Associação de Pais e Mestres)

Quando o MEC abrir o sistema para novas adesões, as escolas que ainda não estão cadastradas no programa podem acessar o endereço eletrônico http://pddeinterativo.mec.gov.br/,  fazer o plano de aplicação financeira que consta no site e enviar ao MEC, que após análise envia o recurso para escola.

O PROGRAMA

O PIEC foi implementado em 2017 pelo MEC com o objetivo de viabilizar o acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Além de realizar ações para que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet, o programa também busca destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e oferecer aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.

Visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura são os 04 pilares do programa. As principais metas são: prover conectividade via internet de qualidade e até 2024 inserir no programa 100% das escolas da rede pública de ensino.

Foto: Divulgação

 


Fonte: Agência de Notícias – Defesa

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (15)99714-0329

caracteres restantes