Atualizada às 15h, em 29/11/2019
Prefeitos e gestores de 80 municípios participaram na quinta e sexta-feira (21 e 22/novembro), em Cascavel, do 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec). O segundo dia de debates do principal encontro de tecnologia direcionado para as Prefeituras de pequenos e médios municípios, 13 Prefeituras receberam o título de Projeto Inovador 2019, pela implantação de ferramentas que estão gerando maior eficiência dos serviços públicos. Ao todo, 60 projetos foram submetidos à avaliação da organização.
Entre os destaques está o sistema que informatizou o Fala Curitiba, programa de consulta pública da capital do Estado. Segundo a responsável pelo programa, Elaine Rodrigues Leal, a ferramenta garantiu um registro mais preciso das solicitações, além de abranger uma maior parcela da população na construção das políticas públicas. “A gente precisa estar onde a população está”, observa.
São Leopoldo (RS) também recebeu o título de Projeto Inovador 2019 pela criação do aplicativo de coleta seletiva. O diretor de Resíduos Sólidos e Limpeza Público, Gilmar Francisco Zwetsch, ressaltou que desde o lançamento da ferramenta, em julho deste ano, a coleta seletiva do lixo teve aumento de 12% a partir de mais informações à população sobre as melhores formas de descarte e o calendário de coleta. “Conseguimos melhorar o índice de reciclagem e reduzir a disposição do lixo irregular, além de tornar um serviço mais transparente e eficiente”, disse, acrescentando que o próximo passo será o rastreamento dos veículos por gps.
O município catarinense de Imbituva foi outro homenageado no Congresso pela implantação do Protocolo Online. O prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior destacou que o município deixou de gastar R$100 mil em seis meses somente com papel. “Como reflexo nós temos economia e agilidade de forma transparente onde o cidadão fica sabendo do andamento do processo”.
Comunicação – Para a gerente de projetos da Rede Cidade Digital, Priscila Bortolozzo Ludke, uma cidade inteligente precisa conhecer a realidade da população através da abertura de canais de comunicação. “São formas de envolver a população e trazer essas informações, questionando as pessoas também sobre o que é possível melhorarmos com a tecnologia”.
Projetos Inovadores 2019
Carambeí Carambeí Digital
Cascavel Aprova Digital - Licenciamento de Obras Online
Criciúma - SC Criciúma Transparente (Novo Portal transparência)
Curitiba Sistema Informatizado do FALA CURITIBA - Programa de Consulta Pública Municipal
Fazenda Rio Grande Automatização da emissão do Alvará de Construção e do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras
Goioerê Rastreamento e Monitoramento da Frota Municipal
Guaíra Animalys
Imbituba -SC Protocolo On-Line
Mandirituba Valorizando Mandirituba
Marechal Cândido Rondon Projeto SIG Geo M.C. Rondon
Piraquara Gestão Eletrônica de Documentos
Ponta Grossa Transfere Certo
São Leopoldo - RS APP Coleta Seletiva Compartilhada
O 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais teve o patrocínio master da CTMGEO, Inovadora e 1DOC; patrocínio ouro da Inova Telecom, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Softplan, InnovaCity, Sigma Telecom, Compras BR, Portais Públicos e E.TECH BRASIL; prata da Línea Mídia, Senografia, PlayTable, Pumatronix, EZNetworks, UniCesumar e Itvale Tecnologia/MoniCloud/Cidade Segura; bronze da Exati Tecnologia, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Canal Gerência Pública, das Associações dos Municípios Entre Rios (Amerios), Cantuquiriguaçu (CANTU), Centro Sul do Paraná (AMCESPAR), Sudoeste do Paraná (AMSOP), Setentrião Paranaense (AMUSEP), Norte Pioneiro (AMUNORPI) e Campos Gerais (AMCG); Cascavel Convention & Visitors Bureau (CCVB), Hotel Ibis Cascavel, Hotel Plaza e Deville Express Cascavel.
Foto: Divulgação / Rede Cidade Digital
Autor:
Sharlene Sarrti
Fonte:
Rede Cidade Digital