Ir para conteúdo

Assinado PPP do parque de iluminação pública para Guarapuava

Mais de 23 mil luminárias serão substituídas no período de dois anos

ilumina

OUÇA O ÁUDIO

Em 2019 foi assinada a PPP (Parceria Público-Privada) entre o município de Guarapuava (PR) e a empresa contratada, que prevê a modernização do parque de iluminação pública da cidade. 

Mais de 23 mil luminárias serão substituídas no período de dois anos. Esta implantação garantirá o aumento da luminosidade nas vias e calçadas, gerando economia de R$ 4,5 milhões na conta de energia ao ano para o município, bem como mais segurança aos motoristas e pedestres e redução mensal na emissão de 602,4 toneladas de CO2 na atmosfera. 

Com a instalação, Guarapuava terá um sistema de cidade inteligente com luminárias controladas por telegestão, ou seja, supervisionadas por um Centro de Controle Operacional para verificação de funcionamento das luminárias em todos os pontos da cidade. Além da iluminação, mais de 120 câmeras de monitoramento que estão integradas ao projeto do PPP serão instaladas em pontos estratégicos da cidade. 

A Avenida Manoel Ribas será a primeira a receber a modernização, que está prevista para iniciar em janeiro de 2020. Posteriormente as ruas Padre Chagas, Pinheiro Machado, XV de Novembro, Saldanha Marinho e as principais vias dos bairros também receberão as melhorias. 


Foto: Divulgação / Central Cultura de Comunicação


Fonte: Central Cultura de Comunicação

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes