Ir para conteúdo

Atendimento da Prefeitura de Barra Mansa entra na era digital com implantação do GED

Secretaria Municipal de Finanças disponibiliza 21 processos através do Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Barra Mansa atendimento

OUÇA O ÁUDIO

A Prefeitura de Barra Mansa (RJ) iniciou na quarta-feira (20) uma relação ainda mais próxima ao munícipe com a implantação do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Dentro de casa ou à palma da mão, através de um computador ou smartphone, o morador poderá dar entrada ou acompanhar o andamento dos processos junto ao governo municipal.

A Secretaria de Finanças será a primeira a disponibilizar os serviços on-line. O secretário da Pasta, Leonardo Ramos de Oliveira, ressaltou que o sistema eleva a Prefeitura para outro nível. “Os processos digitais vão gerar eficiência. Com o tempo, todas as Secretarias Municipais estarão integradas de forma plena e as equipes serão otimizadas. São poucos os municípios que utilizam essa tecnologia de vanguarda, que permite o máximo de detalhamento nas informações”, destacou o secretário.

O GED também irá proporcionar redução de gastos com papel, insumos, e manutenção de espaços físicos para arquivar os processos, por exemplo. A estimativa é que a economia aos cofres públicos seja de aproximadamente R$6 milhões ao ano.

“Com a implantação do Gerenciamento Eletrônico de Documentos, além de priorizarmos o atendimento Classe A ao munícipe, ele terá mais autonomia e poder de fiscalização. O sistema é acessado via Internet, de forma fácil, através de computador, celular ou tablet, permitindo o acompanhamento em tempo real de cada etapa do processo até sua finalização. Vamos fortalecer o nosso programa de Compliance e gerar economia aos cofres públicos”, acrescentou Leonardo.

Serviços disponíveis
Os processos da Secretaria de Finanças que poderão ser requeridos de forma on-line, através do site da prefeitura (barramansa.rj.gov.br), são os seguintes: Imunidade de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis); Transferência de Imóvel; Solicitação de Extinção de Processo Judicial; Cancelamento / Substituição de Nota Fiscal; Cancelamento / Revisão de Débitos – ISS (Imposto Sobre Serviços); Compensação de Débitos por Duplicidade ou Pagamento Indevido – ISS.

Além destes, podem ser requeridas as seguintes solicitações: Certidão de Característica; Certidão de Dados Cadastrais; Certidão de Diversas Naturezas; Isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por aposentados e pensionistas, entidades representativas, templos religiosos, Área de Reserva Florestal ou de 50% a quem de direito; Imunidade de IPTU; ou Cópia de Processo.

Assinatura Digital
A princípio, o munícipe poderá preencher os formulários do requerimento de forma on-line e imprimir a guia para que possa assiná-la. Após isso, deverá digitalizar o documento, usando um scanner ou aplicativo do próprio celular, e anexar o formulário para concluir a solicitação.

Dentro de cerca de um mês, será possível a assinatura digital dos documentos, através de uma plataforma disponibilizada de forma gratuita pelo governo municipal.

Foto: Chico de Assis

 


Fonte: Prefeitura de Barra Mansa

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes