Ir para conteúdo

Atualização de processos, sistemas e equipamentos moderniza serviço público em Araucária

Município assumiu o compromisso de investir em tecnologias que tornam os processos mais eficientes, além de optar por medidas mais sustentáveis e ainda gerar economia para os cofres públicos

Pref Araucária

OUÇA O ÁUDIO

Na última semana, no dia 24 de março, a Prefeitura de Araucária (PR) publicou o decreto nº 35.639 que regulamenta a utilização do processo digital no âmbito da Prefeitura de Araucária. Com isso, todos os processos instaurados no âmbito da Prefeitura deverão tramitar exclusivamente por meio eletrônico a partir de 1º de abril. Esta é mais uma ação que mostra o compromisso do município em investir em tecnologias que tornam os processos mais eficientes, além de optar por medidas mais sustentáveis e ainda gerar economia para os cofres públicos.

No caso dos documentos relacionados à Saúde na rede municipal, eles serão exclusivamente criados por meio do software de Gestão em Saúde e seus encaminhamentos serão realizados por meio desse mesmo software. É importante esclarecer que o decreto citado faz ressalvas a algumas situações em que pode ocorrer impressão de documentos. Entre elas, documentos relacionados a público externo à Prefeitura. De 2019 para 2020, a Prefeitura economizou cerca de 320 mil com papel sulfite.

Em 2019, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), já havia realizado investimento para melhorar a capacidade de tráfego de informações; uma melhoria 10 vezes superior à capacidade até então. Além da velocidade de dados, o investimento também focou na redução de vulnerabilidades com reforço na segurança do acesso e no controle e monitoramento dos dispositivos (com filtragem de conteúdo e prevenção de ameaças como roubo de dados, senhas e invasões, proteção contra ataques).

INFOVIA - Já em 2020, teve início a implantação da rede de fibra óptica que vai proporcionar internet de qualidade para todas as suas estruturas municipais (escolas, CMEIs, CRAS, UBS…). Esta rede está saltando de 100 km para 240 km, já ganhou maior estabilidade, trará mais economia nos custos de telefonia e vai possibilitar que a troca de informações seja mais rápida entre as unidades municipais, bem como a realização de novos serviços em benefício da comunidade. Até o momento 100 estruturas já estão integradas à Infovia e outras 65 aguardam ativação. O investimento é de R$ 10 milhões e inclui a implantação de dois Datacenters importantes para garantir a estabilidade do sistema. Este trabalho serve como base para transformar Araucária em uma Cidade Digital.

Graças às conexões via rede óptica, todas as unidades da esfera municipal poderão utilizar o sistema de telefonia via internet (VOIP). De acordo com a SMPL, a Prefeitura tinha 1.430 linhas telefônicas e deve permanecer apenas com cerca de 120 linhas. Com a utilização da telefonia via internet, a expectativa é de que o custo mensal de telefonia caia cerca de 90%. O início da utilização do VOIP para a grande maioria das estruturas da Prefeitura está agendado para abril.

OUTROS INVESTIMENTOS – No período de 2018 a 2020, a Prefeitura adquiriu 2.500 computadores necessários para atualização dos seus equipamentos. Em 2021, já há a confirmação da aquisição de mais 1.400 computadores locados que também vão reforçar essa atualização em diferentes estruturas do município. A atualização também inclui softwares. A Secretaria Municipal de Planejamento já investiu cerca de R$ 800 mil em softwares voltados par a área de engenharia e de gestão do parque de máquinas. A otimização da quantidade e a locação de impressoras também resultou em economia.

* Decreto nº 35639/2021 (sobre Processo Digital): CLIQUE AQUI

Foto Carlos Poly

 


Fonte: Prefeitura de Araucária

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes