Belo Horizonte sedia nesta quinta-feira (13), o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para discutir o uso de tecnologias para modernizar a administração pública e promover o desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana. O evento, que reunirá prefeitos, gestores, servidores públicos e especialistas no Paço Municipal da capital mineira, é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM). A abertura está programada para as 8h45 e contará com a presença do prefeito em exercício, Álvaro Damião e do diretor da RCD, José Marinho.
O Diretor Presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Jean Mattos, abre o ciclo de palestras destacando as ações voltadas para tornar Belo Horizonte uma cidade inteligente.
Representantes de 70 Prefeituras estão inscritos para o encontro que visa apresentar inovações tecnológicas que têm transformado a gestão pública em diversas cidades do Brasil. Durante o evento, serão abordados modelos de soluções tecnológicas voltadas à melhoria da qualidade de vida e à promoção da sustentabilidade, além de iniciativas ligadas ao uso de inteligência artificial, videomonitoramento e automação de serviços públicos.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, fala sobre o projeto "Itabira Sustentável". Ele destacará a importância da iniciativa, especialmente no contexto da transição do município para o pós-mineração. "Estamos desenvolvendo um programa de sustentabilidade com mais de 60 projetos que visam garantir a transição econômica e a sustentabilidade de Itabira após o ciclo da mineração", explicou. Para o prefeito, o projeto é um modelo para outras cidades mineradoras que precisam se preparar para a exaustão dos recursos naturais. Marco Antônio também compartilhará as tecnologias implementadas na segurança pública em Itabira, como o projeto Itabira Segura e Conectada. "Investimos na instalação de câmeras em diversos pontos da cidade, o que resultou em uma redução significativa da violência. Também estamos conectando praças e pontos de ônibus com Wi-Fi gratuito para a comunidade."
Outro palestrante do evento será o subsecretário de Tecnologia da Informação de Contagem, Fernando Lopes. Ele apresenta o plano diretor de TI do município, que tem sido a base para um amplo programa de modernização da administração pública. "Esse plano foi essencial para um grande programa de modernização, com investimentos em equipamentos, infraestrutura de TI e a disponibilização de serviços ao cidadão", destacou. Com iniciativas como videomonitoramento nas escolas e na prefeitura, implantação de Wi-Fi gratuito em espaços públicos e automação de serviços, Contagem se destaca como referência em inovação digital e infraestrutura tecnológica. Lopes enfatizou que o próximo passo será a implementação do conceito de Smart City, com a democratização do acesso à internet e a criação de serviços públicos digitais.
Além das iniciativas implementadas nos municípios, os participantes do Fórum também poderão conhecer as soluções oferecidas pela Algar Telecom, eMaster, MV Informática, Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Sydle, Portal de Compras Públicas, Velp Tecnologia, Geopixel e Techcert.
Prefeitos Inovadores - Durante o evento, a Rede Cidade Digital atribuirá o título de Prefeito Inovador 2025, reconhecendo os prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte que se destacaram pela adoção estratégica de tecnologias na gestão pública, visando melhorar a qualidade dos serviços e promover o desenvolvimento local. Confira a lista aqui.
A programação completa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em Belo Horizonte pode ser conferida pelo https://sympla.com.br/rcd
Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Data: 13 de março de 2025
Local: Edifício Sede da Prefeitura de Belo Horizonte
Início: Das 8h às 17h
Inscrições gratuitas para servidores públicos: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41) 3015-6812
Autor:
Ana Rocha
Fonte:
Rede Cidade Digital