Ir para conteúdo

Caraguatatuba sedia nesta quinta o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista

Prefeitos, gestores e servidores de mais de 30 municípios estão inscritos para o encontro que será realizado no Teatro Mário Covas. Caraguá, Mogi das Cruzes, Santos, São José dos Campos e Taubaté compartilham inovações implantadas

Caraguá convidados

OUÇA O ÁUDIO

Caraguatatuba sedia nesta quinta-feira (23) o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista, evento que reúne, no Teatro Mário Covas, a partir das 8h30, prefeitos, gestores, servidores públicos e empresários para tratar de tecnologia e inovação no desenvolvimento das cidades.

É o segundo evento presencial realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) no Estado de São Paulo desde o início da pandemia do novo coronavírus. O Fórum para o Vale do Paraíba e Litoral Paulista é uma parceria entre a RCD e Prefeitura de Caraguatatuba. “O momento é importante para se debater inovações que possam transformar as cidades por meio da troca de experiências, conhecimentos e apresentação de soluções, políticas públicas e modelos implantados pelas Prefeituras”, adianta o diretor da RCD, José Marinho.

Temas como 5G, governos eletrônicos e como as cidades paulistas investem na transformação digital dos serviços públicos serão tratados no evento. “Para Caraguatatuba, é muito importante receber o Fórum Cidades Digitais e Inteligentes. Desde a minha primeira gestão temos investido em tecnologia a serviço da população. A integração dos serviços, acessos a documentos da administração pública, troca da iluminação pública por lâmpadas de LED, muito mais econômica e que também possibilitam integração com outros sistemas, já são uma realidade e logo nossa cidade será totalmente digital”, ressaltou o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

O prefeito, juntamente com o diretor de Estatística e Informação da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Marcelo Gomes, vão expor o projeto ‘Tecnologia de Satélites Orbitais Aplicados no Monitoramento de Ocupações Irregulares e Controle dos Impactos Ambientais’.

Para acompanhar e receber alertas decorrentes das alterações em todo o território do município, o Departamento de Estatística e Informação da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento implantou uma solução de monitoramento com imagens de satélite de alta resolução capazes de identificar com precisão o surgimento de novas construções, invasões, descarte irregular de entulho e degradação da vegetação, além de servir de ferramenta para a tomada de decisão na adoção de políticas públicas que contemplem as necessidades da população.

Palestras - Entre os convidados confirmados estão o Gerente de Projetos na Secretaria de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Maurício Miranda da Fonseca, o prefeito de Taubaté, José Antonio Saud Junior, o secretário de Planejamento e Inovação de Santos, Fábio Ferraz, e os gestores da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Ernando Martos Junior e José Dias Junior. 

As ações de São José dos Campos, a primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO, também serão apresentadas pela supervisora na Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de SJC, Ghislaine Virgínia Fonseca. “São modelos e informações que, não tenho dúvidas, inspiram o trabalho das demais Prefeituras que estão buscando maior eficiência de gestão, principalmente as menores que encontram nos eventos da RCD tecnologias acessíveis e de acordo com a realidade vivida na gestão municipal. A pandemia fez a administração pública redimensionar a questão de se implantar ferramentas novas e da necessidade de mudar a relação com a sociedade”, completou o diretor da RCD, José Marinho.

A programação completa está disponível pelo http://sympla.com.br/rcd e as inscrições são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades e universidades. O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista tem o patrocínio ouro da 1Doc, Binário Cloud, OM30, Perfilcomp e Sonner; e patrocínio prata do Aprova Digital, Evolution Tecnologia Funerária, Gove e No Paper; e o apoio institucional da AGEMVALE (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte)

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais de Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista

23 de Junho – Caraguatatuba

Local: Teatro Mário Covas

Inscrições gratuitas para servidores públicos: http://sympla.com.br/rcd

Contato: imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41)3015-6812

 

Credenciamento Imprensa:

Os veículos de comunicação que desejam realizar a cobertura do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista devem realizar o credenciamento até esta quarta-feira (22), às 17 horas

Envie os dados contendo nome, cargo dos profissionais, e-mail e telefone de contato para jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes