Ir para conteúdo

Cerca de 40 Prefeituras participam do Webinar das Cidades Digitais do Triângulo Mineiro

Araxá, Uberaba e Uberlândia investem na modernização dos serviços públicos. Encontro virtual compartilha ainda tecnologias disponíveis e as políticas públicas do Ministério das Comunicações

Painel Triângulo

OUÇA O ÁUDIO

Prefeitos e gestores de cerca de 40 Prefeituras participaram na manhã desta terça-feira (04) do Webinar das Cidades Digitais do Triângulo Mineiro, encontro virtual, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), para tratar da transformação digital dos municípios da região.

“É o momento que se torna essencial trazermos essas informações, conhecimentos e tentarmos reduzir um pouco os impactos negativos dessa terrível pandemia. Soma-se a esse desafio, o início de gestão. Na região composta por 45 municípios, 28 deles estão com novos prefeitos, representando 62% do total”, disse o diretor da RCD, José Marinho, sobre o propósito do evento em contribuir com a formulação de políticas públicas. 

O encontro trouxe tecnologias disponíveis e as políticas do Ministério das Comunicações. Segundo a coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do MCom, Daniela Schettino, a pasta prepara o projeto Cidades Conectadas para dar continuidade ao Cidades Digitais, que levou até o momento redes de fibra óptica para 183 cidades, com a meta de interligar os órgãos públicos em alta velocidade. 

Segundo a coordenadora, o Cidades Conectadas visa agora também garantir a sustentabilidade dessas redes.  “A nossa ideia do projeto é continuar essa implantação de infraestrutura de fibra óptica, mas agora trazendo um parceiro para ajudar na implantação. Hoje o Ministério tem recursos muito limitados para isso, mas a gente consegue fazer através de recursos de emendas parlamentares”, explica Daniela.

O diretor presidente da PRODAUB – Processamento de Dados de Uberlândia, Reginaldo Mendes, ressaltou a importância do encontro virtual para oportunizar a troca de experiências entre os municípios do Triângulo Mineiro.

"Estamos vivendo um momento crítico onde há necessidade de ter tecnologia, onde há necessidade de atender a comunidade e esse evento consegue juntar várias ideias, várias Prefeituras”, observou o diretor, destacando que Uberlândia veio, ao longo dos anos, construindo uma infraestrutura tecnológica focada no atendimento ao cidadão.

Para ele, modernizar os serviços públicos dentro do contexto das cidades digitais e inteligentes é preciso considerar os ganhos da sociedade ao se investir em tecnologia. “Como é que eu vou fazer o cidadão ter conhecimento do que está sendo gasto pelo município, de forma simples e fácil, e como é que o cidadão consegue absorver os serviços que o município faz de maneira moderna”, argumenta, citando o desenvolvimento de sistemas e aplicativos na cidade.

Segurança Pública Inteligente – Em Uberaba, a diretora Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática (Codiub), Keila Rocha, destacou o programa Cidade Vigiada que conta com um sistema de monitoramento inteligente.

“Hoje tem atendido bem a população. Foram investidos cerca de 2 milhões na primeira fase do programa. Temos 120 câmeras instaladas e hoje o software possui uma tecnologia de ponta que faz a leitura de placa e reconhecimento de caracteres em pontos estratégicos da cidade para que possamos recuperar os veículos que são furtados e roubados”, conta a diretora.

Araxá é outro município do Triângulo Mineiro que investe em inovação e passou a colocar a tecnologia como estratégica no governo municipal. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Araxá, Juliano Cesar da Silva, o setor de TI da Prefeitura passou por uma reestruturação e diversos profissionais da área foram contratados para o desenvolvimento de soluções para a cidade.

“Quando se fala em transformação digital nós temos que, acima de tudo, ter uma preocupação muito grande com a população, se ela vai aceitar e conseguir ajudar a gente nesse sentido. A gente quer que a população interaja e possa transformar Araxá em Cidade Inteligente”, ressaltou o secretário.

Entre as ações da cidade de 107 mil habitantes, Silva destaca a implantação de uma ouvidoria digital e a elaboração de uma Lei Municipal de Inovação. “Criamos também um fundo para gestão de investimentos relacionados à tecnologia e estamos desenvolvendo um projeto de uma incubadora com o propósito de desenvolver soluções para as demais secretarias”, acrescenta o secretário.

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/4ztcEW2CzGM

O Webinar das Cidades Digitais do Triângulo Mineiro, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, teve a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Fibra Óptica Rio Preto, Publicenter e eGov Tecnologia.

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes