Ir para conteúdo

Cidade do Ceará vai testar câmaras térmicas em ônibus e app que avisa se detectar febre

ônibus Ceará

OUÇA O ÁUDIO

O sistema de ônibus na Grande Fortaleza vai testar uma tecnologia que monitora passageiros com sintomas que podem ser atribuídos a covid-19.

Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, a Prefeitura de Maracanaú iniciou testes de câmaras térmicas para monitorar a temperatura dos passageiros de ônibus e avisar por aplicativo aqueles que tiverem febre detectada.

Antes de acessar o ônibus, os passageiros podem baixar um aplicativo e tirar uma selfie para se cadastrar no sistema. Com Inteligência Artificial, a câmera cruza a foto dos passageiros com a temperatura medida e envia um alerta para aqueles que tiverem o sintoma detectado.

Além de avisar os passageiros, a tecnologia também alimenta uma base de dados da prefeitura com informações epidemiológicas. Se o poder público notar um grupo considerável de usuários com febre, pode ligar alerta sobre a prevenção da doença.

A funcionalidade é testada nesta semana na linha Pajuçara-North Shopping Maracanaú. A previsão é que o sistema de transporte público regular conte com a tecnologia a partir da segunda quinzena de julho.

O aplicativo também disponibilizará acesso a uma plataforma de telemedicina de última geração, onde a população terá acesso a uma rede de profissionais de diversas especialidades e com disponibilidade diferenciada para atendimentos presenciais e virtuais.


 


Fonte: Via Trolebus

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes