Ir para conteúdo

Cidades inteligentes é tema de evento online com Prefeituras do Sul de Minas nesta terça

Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas, Pouso Alegre e a capital, Belo Horizonte, compartilham tecnologias utilizadas para atender o cidadão. Prefeito Wander Wilson Chaves apresenta detalhes do projeto que deve começar neste ano no município

cidades inteligentes 1

OUÇA O ÁUDIO

Prefeitos e gestores do Sul de Minas participam, nesta terça-feira (23), às 10 horas, de um encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para tratar do fomento às cidades inteligentes na região. 

No Webinar das Cidades Digitais, os prefeitos de Santa Rita do Sapucaí, professor Wander Wilson Chaves, e de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, a secretária de Saúde Pouso Alegre, Sílvia Regina Pereira da Silva, e o diretor presidente da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), Leandro Garcia, trazem as inovações implantadas nas cidades para atender a população. “A tecnologia tem se tornado ainda mais imprescindível para que as Prefeituras possam atender adequadamente o cidadão. Neste encontro vamos conhecer as ferramentas utilizadas nas cidades que visam atenuar os efeitos da covid-19 e como a tecnologia pode auxiliar a retomada do crescimento econômico”, ressalta o diretor da RCD, José Marinho. 

A expectativa de Santa Rita do Sapucaí é dar um grande passo na modernização da administração pública municipal em 2021. Reconhecida no país e internacionalmente como o Vale da Eletrônica, a cidade é uma das escolhidas para implantação do projeto piloto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para desenvolver soluções em Internet das Coisas (IoT), com aporte de 50% do valor total do projeto. 

Em parceria com a Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel) e empresas, a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí vai desenvolver soluções voltadas para cidade inteligente por meio de projeto de Telegestão na Rede de Iluminação Inteligente e Integração com Videomonitoramento para Segurança Pública. “Estamos dando um grande passo para deixar nossa cidade mais moderna, tecnológica e inteligente. Com projetos como esse, esperamos aumentar a eficiência e diminuir os custos dos serviços públicos prestados, buscando sempre melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito Wander.

O evento online desta terça também traz na programação tecnologias disponíveis no mercado. “É o espaço para trazer informações, soluções e conhecimentos sobre o uso de tecnologia na gestão pública, imprescindível neste momento. O desafio dos novos eleitos é ainda maior diante da pandemia que vem exigindo novas formas de se fazer gestão, pautada muito mais em dados, e a tecnologia tem papel estratégico no desenvolvimento de políticas públicas”, completa o diretor.

No Sul de Minas, um levantamento feito pela RCD mostra que a taxa de renovação nos municípios é de 60%, de um total de 48 municípios consultados. “É muito importante levarmos o máximo de informações para os novos gestores, assim como os prefeitos reeleitos, que possam inspirar a adoção de tecnologia e um planejamento no setor”, ressalta José Marinho. 

As inscrições para o evento são gratuitas para servidores públicos e representantes de entidades/universidades e podem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd. O Webinar das Cidades Digitais do Sul de Minas tem a parceria da S. Clara Comunicação, IPM Sistemas, Sigma Telecom, Furukawa, Sonner e Inovadora.

*Com informações da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí.

Serviço:
Webinar das Cidades Digitais do Sul de Minas

23/02, às 10 horas
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades pelo https://www.sympla.com.br/rcd
nformações pelo WhatsApp (41)3015-6812 ou pelo imprensa@redecidadedigital.com.br

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (15)99714-0329

caracteres restantes