Ir para conteúdo

Congresso do MS traz cases nacionais de Cidades Inteligentes

Anápolis (GO), Criciúma (SC) e Marília (SP) destacam avanços tecnológicos no evento que reúne prefeitos, gestores e servidores públicos em Campo Grande para tratar de desenvolvimento socioeconômico por meio da transformação digital das administrações. Município mais transparente de Santa Catarina apresenta Escritório de Gestão de Projetos

banner Congresso MS

OUÇA O ÁUDIO

Os municípios Sul-Mato-Grossenses terão a oportunidade de conhecer ações de modernização de Prefeituras que são destaques no cenário nacional no investimento em tecnologia e inovação nos serviços públicos.

A primeira edição do Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes do MS, que acontece neste mês em Campo Grande, dias 18 e 19 de agosto, terá participação especial do prefeito de Anápolis (GO), Roberto Naves, do diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Criciúma (SC), Tiago Ferro Pavan, e do secretário de TI da Prefeitura de Marília (SP), Eduardo Yamamoto.   

Eles compartilham no evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), informações de como as administrações municipais utilizam a tecnologia para oferecer melhores serviços à população e gerar oportunidades de desenvolvimento.

“Além de permitir o acesso à diversos fornecedores de tecnologia, o Congresso facilita essa troca de experiências entre os gestores, compartilhando conhecimentos e informações que possam auxiliar a formulação de políticas nos municípios”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.  

O Escritório de Gestão de Projetos criado pela Prefeitura de Criciúma é um dos modelos que será apresentado no Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes. Para o diretor de TI de Criciúma, Tiago Pavan, serviços mais rápidos, menos burocráticos e acessíveis passam pelo uso estratégico da tecnologia.

“Governos ou empresas privadas que possuem um planejamento estratégico e se oportunizam do uso da tecnologia têm conseguido alcançar os seus objetivos. Falar em transformação digital e tecnologia são coisas diferentes. É preciso falar em processos, principalmente. Processos mapeados, definidos e otimizados. O primeiro de tudo é isso”, ressalta.  

Segundo o diretor Executivo de TI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, falar em uma verdadeira transformação digital na administração pública exige processos estruturados, servidores capacitados e tecnologia. “A partir disso a gente começa a ter o conceito de transformação digital e aí sim colocar o nosso cidadão no centro disso”, completa Pavan. 

O município catarinense foi considerado pela Controladoria-Geral da União (CGU) o mais transparente de Santa Catarina e o segundo no Sul do país, na Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°, que avaliou 665 municípios brasileiros, com mais de 50 mil habitantes. 

Criciúma, distante 191 km da capital Florianópolis e com 217 mil habitantes, figura também entre as 10 cidades mais transparentes do país. “Desde 2017 a gente vem numa ação muito forte de informatização dos processos dentro da Prefeitura Municipal de Criciúma. E a gente vem fazendo isso por secretaria. A partir do momento que se começa a aplicar tecnologia e a informatizar esses setores, começa a gerar indicadores e medir a saúde de cada área”, argumenta. 

Inscrições - A programação completa do 1.º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes pode ser conferida pelo https://www.sympla.com.br/rcd e as inscrições são gratuitas para servidores públicos, acadêmicos e entidades. O evento tem o patrocínio ouro da 1Doc, Facilit, Sigma Telecom e Furukawa; patrocínio prata do Aprova Digital, Betha Sistemas e Evolution Tecnologia; bronze da Gênesis Tecnologia e Inovação e o apoio institucional da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). O Bristol Multy Exceler Plaza Hotel também apoia a iniciativa. 

Serviço:

1º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes

18 e 19 de agosto - Campo Grande

Local: CREA - MS (Rua Sebastião Taveira, 268 - Bairro São Francisco - CEP 79010-480)

Inscrições gratuitas para servidores públicos e representantes de universidades/entidades:

https://www.sympla.com.br/rcd

Informações pelo WhatsApp (41) 3015-6812 ou pelo imprensa@redecidadedigital.com.br 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes