Ir para conteúdo

Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes reúne 50 Prefeituras em Campo Grande

Prefeitos, gestores e especialistas trataram da transformação digital dos serviços públicos para desenvolver os municípios. Evento também reconheceu 13 Prefeitos Inovadores do Estado

msms

OUÇA O ÁUDIO

Pela segunda vez, Campo Grande foi palco para tratar de inovação e transformação digital nos municípios do Estado. Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22 de março), prefeitos, gestores e servidores de 50 Prefeituras participaram, no CREA-MS, do 2.º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e Prefeitura de Campo Grande por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC). 

O principal encontro de tecnologia para Prefeituras do Estado abordou soluções, modelos e políticas públicas, mostrando como diversos municípios usam a tecnologia para melhorar o atendimento à população e desenvolver as cidades. “Cidade inteligente para mim é aquela que também compartilha informações, seus projetos, para que as demais possam se inspirar, que contribuam para a formulação de políticas públicas capazes de transformar as localidades no melhor lugar do mundo para se viver”, disse o diretor da RCD, José Marinho. 

Para a prefeita de Campo de Grande, Adriane Lopes, o investimento em tecnologia e inovação é uma das pautas prioritárias na capital e para o Estado do MS.  “A tecnologia e a inovação na gestão pública acelera processos, traz resultados rápidos e desde que entramos na Prefeitura estamos trabalhando para inovar. Tem sido um marco na nossa gestão”, disse a prefeita, destacando a inauguração do primeiro Parque Tecnológico do Mato Grosso do Sul. “Estamos avançando com cursos, mais de 80 cursos capacitando os nossos jovens porque nós acreditamos que cada dia mais as cidades precisam buscar meios de inovação e tecnologia para as entregas serem mais efetivas e para o avanço e crescimento também da cidade”.

Ela destacou ainda, durante a abertura do Congresso, as ações que colocam Campo Grande como a capital das oportunidades e agora também a capital da rota bioceânica. “É um momento de expansão, de crescimento. O nosso foco é internacionalizar Campo Grande. Começamos capacitando 10 mil jovens em um ano para cursos, criando uma escola de marketing digital, abrimos no ano passado o escritório internacional de Campo Grande”, enumerou. 

O diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, completou destacando os investimentos tecnológicos que Campo Grande vem realizando desde 2017, entre eles na telefonia digital, a construção de um novo data center no desenvolvimento soluções e serviços digitais. “Temos muito a crescer ainda. No momento estamos focados na ampliação da nossa rede de fibra para mais de 500 unidades, na construção de uma nova sede da Agência de Tecnologia e de um centro de inteligência e monitoramento municipal e também na implantação do SEI - Sistema Eletrônico de Informações – que vai trazer muita economia, celeridade e transparência nos processos dentro da Prefeitura de Campo Grande, refletindo obviamente no melhor atendimento ao cidadão”, ressaltou Cardoso.  

Um dos pontos mais importantes da transformação digital no setor público é a possiblidade de utilizar dados para uma tomada de decisão mais assertiva. No Governo do Estado, o secretário Executivo de Transformação Digital da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul, Marcos José Teixeira, disse que o Estado tem buscado interoperabilidade e integração de dados. “Estamos investindo bastante conectividade. Temos um projeto de uma PPP que é a infovia digital que está levando rede de fibra óptica para todos os 79 municípios. O plano é entregar 1649 postos de atendimento de governo. Ao mesmo tempo, estamos oferecendo em 129 praças do Estado internet com wifi de graça para o cidadão, para que os municípios - através dessa tecnologia de fibra óptica - consigam crescer, expandir e fomentar a economia local”, destacou.

Inovação  – Alguns dos destaques do evento foram os projetos de Inteligência Artificial desenvolvidos na saúde municipal de Rio Brilhante e no monitoramento do transporte escolar de Ribas do Rio Pardo. “O principal papel de qualquer gestor público é de pensar realmente nesses problemas e buscar a solução. Hoje a maneira mais inteligente é a tecnologia, que diminui tempo, aumenta eficiência, ela tem a gestão dos processos muito mais clara, limita o erro e principalmente acho que ela traz as informações necessárias para uma melhor tomada de decisão”, enfatizou o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni. 

Com cerca de 11 mil habitantes, o município de Batayporã, localizado no interior do Estado, ocupava umas das piores posições no sistema que mede a eficiência na atenção primária dos municípios, segundo o prefeito Germino Roz. Com apenas quatro menos após informatização saúde municipal, a cidade passou a ser reconhecida como a segunda melhor em atenção básica no Estado. “Temos que estar conectados. Não precisar dominar a tecnologia para poder implementar ela qualquer que seja. Quando a gente quer inovar, temos que ter vontade e persistência”, afirmou o prefeito. 

A tecnologia BIM, que passou a ser obrigatória nas Prefeituras, foi outro tema importante abordado no Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS). “Não teria espaço mais propício para acontecer esse tão importante evento quanto no CREA/MS, afinal, é o Conselho cujos profissionais estão na tecnologia, nas cidades em todos os espaços, disse a presidente da entidade, a engenheira agrimensora Vânia Abreu de Mello. 

A presidente do CREA-MS ressaltou ainda que os desafios complexos enfrentados nas cidades exigem soluções inovadoras. “A colaboração entre os conselhos profissionais e os diversos atores envolvidos no desenvolvimento de cidades inteligentes é essencial para garantir um futuro sustentável, inclusivo e próspero para todos os cidadãos”, argumentou Vânia. 

Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, no encontro os gestores tiveram acesso às soluções desenvolvidas pela iFractal, Inovvati Tecnologia, IGTECH, Sistema Traz Valor, Binär Tech, Portal de Compras Públicas, VoxCity e Gênesis Tecnologia. O evento teve o apoio institucional da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL) e do CREA-MS.

Prefeitos Inovadores – Durante o 2.º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realizou a entrega do título de Prefeito Inovador 2024. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. Ao todo, foram 13 prefeitos homenageados durante o evento (confira abaixo). 

MUNICÍPIO PREFEITO PROJETO
CAMPO GRANDE Adriane Lopes

 

Inauguração do Parque Tecnológico de Campo Grande 

 

BATAYPORÃ Germino Roz 

 

Lançamento da Plataforma ‘Saúde Mais’

 

COXIM Edilson Magro

 

Coxim Digital

 

BANDEIRANTES Gustavo Sprotte

 

Lançamento do Portal Empreende Bandeirantes

 

BRASILÂNDIA Antonio de Pádua Thiago

 

Projeto Educação Inovadora e Inclusiva

 

RIBAS DO RIO PARDO João Alfredo

 

Aplicativo ''Ribas Digital''

 

CAARAPÓ André Nezzi 

 

Instalação de Câmeras de Videomonitoramento na Segurança Pública

 

RIO BRILHANTE Lucas Foroni

 

Aplicativo ''Saúde na Palma da Mão''

 

MARACAJU Marcos Calderan

 

Entrega de Equipamentos Tecnológicos na Educação Pública

 

ITAQUIRAÍ Thalles Tomazelli

 

Implantação de Sistema para Desburocratização na Administração Pública

 

NAVIRAÍ Rhaiza Matos

 

Implantação de Sistema de Segurança de Videomonitoramento nas Escolas Municipais

 

SÃO GABRIEL DO OESTE Jeferson Tomazoni

 

Projeto 'Sgo + Segura'

 

DEODÁPOLIS Valdir  Sartor

 

Contratação de Empresa Especializada em Software para Gestão Pública

 

 

Créditos da Imagem: Rede Cidade Digital

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 503 - Centro

CEP: 80.020-320

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes