Ir para conteúdo

Consórcio Conectar ganha caráter voltado para a transformação municipal e inovação digital nos municípios

Prefeito do Recife João Campos passa a presidir o maior consórcio de municípios do Brasil e um dos maiores do mundo

transformação digital

OUÇA O ÁUDIO

O prefeito do Recife, João Campos, foi aclamado por unanimidade, nesta segunda-feira (02), como o novo presidente do Consórcio Conectar. O gestor foi eleito durante assembleia geral do grupo, que reúne 2.142 municípios e tem outros 547 em fase de formalização, com representatividade em 65% do território nacional.

O Consórcio, inicialmente criado como um Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras para aquisição de imunizantes, medicamentos, insumos e equipamentos de saúde contra Covid-19, está mudando de perfil. A transformação digital será uma grande missão do consórcio nessa nova etapa. Com a presidência de João Campos, o Conectar vai dar transparência às suas ações por meio de um portal. Além disso, haverá a estruturação do compliance (conjunto de medidas para se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes do consórcio).

“A partir de hoje a gente recebe a honrosa missão de presidir o Conectar. O Conectar é o maior consórcio de municípios do Brasil e um dos maiores do mundo, são mais de 2100 municípios consorciados. Nós vamos, inicialmente, começar com três ações fortes. As duas primeiras são para estruturar um grande plano de transparência para o funcionamento do consórcio, assim como um rígido complience desenvolvido pelos melhores especialistas brasileiros. Nós vamos, como principal ação inicial, dar um foco muito grande na transformação digital. A gente sabe que os municípios precisam ser cada vez mais acessíveis, trazer serviços de maior qualidade, maior proximidade e acessibilidade para as pessoas”, destacou João Campos. 

“Então, no Recife, a gente tem traduzido e implementado essa marca e a gente faz questão de buscar esse reforço para, junto com os municípios brasileiros que fazem parte do Conectar, a gente implementar uma agenda de transformação digital municipalista. Com isso, a gente tem certeza de que quem mora nas cidades brasileiras vai ter um serviço de maior qualidade e maior velocidade. E aqui eu agradeço a todos os prefeitos e prefeitas que confiaram em mim para fazer essa nova missão. Com muito ânimo e disposição, a gente vai trabalhar para entregar resultado de qualidade”, disse ele ainda. 

A partir de agora, o Conectar ganha um caráter voltado para a transformação municipal e inovação digital, com o objetivo de solucionar antigos problemas por meio de novas tecnologias. Tudo isso buscando alternativas de baixo impacto financeiro para as cidades. Dentro desse contexto, o prefeito do Recife assume a presidência credenciado por uma gestão marcada pelo pioneirismo na área.

O Conectar já é consolidado como o maior consórcio público de saúde do país. O desafio do prefeito João Campos, agora, tem impacto nacional e busca expandir as experiências de sucesso da capital pernambucana para o restante do país. O gestor assume a vaga no lugar Jean Loureiro, prefeito de Florianópolis (SC), que deixa o posto para participar da disputa ao governo do estado. O novo presidente ocupará a cadeira pelos próximos dois anos.

Transformação digital do Recife - O processo de transformação digital da Prefeitura do Recife envolve uma série de ações coordenadas pela Secretaria Executiva de Transformação Digital (Setdigital) que tem a missão de simplificar a relação entre a Prefeitura do Recife e o cidadão. Hoje a Prefeitura conta com a Rede de Transformação Digital, que envolve o trabalho de mais de 80 servidores engajados na tarefa da mudança do mindset em todas as áreas de atuação do executivo, entre outras atribuições. A rede proporcionou a criação do E.I.T.A. Recife!, o Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta da capital pernambucana que roda, hoje, o 1º Ciclo de Inovação Aberta.

As iniciativas trazidas pela inovação com uso da tecnologia como ferramenta de transformação está presente em diversas áreas de atuação da Prefeitura. Esse é o caso da automação de 100% dos serviços da Secretaria de Finanças e o Conecta Recife App, que reúne mais de 120 serviços que podem ser acionados pela população. Entre os serviços que se destacam no aplicativo está o Recife Vacina, case de sucesso sobre agendamento eletrônico da vacina contra a Covid-19. O Bora Testar, agendamento de testagem rápida também da Covid, é outro exemplo de sucesso. 

O empreendedorismo também está na mira da transformação digital. O GO Recife, plataforma digital voltada para a geração de emprego e renda, e o CredPop, que realiza empréstimos de até R$ 3 mil com juros de 0,99%, são exemplos de iniciativas da Prefeitura do Recife de inovação aliada à tecnologia e capital humano.

Outro ponto de destaque da gestão municipal na área da inovação foi a sanção da Lei Complementar  182/21, que instituiu o Marco Legal das Startups, trazendo novidades relativas a aspectos regulatórios, societários e licitatórios, com a expectativa de possibilitar um ambiente mais favorável para empresas voltadas à inovação.  A Prefeitura do Recife foi ainda a primeira cidade a passar a contar com decreto que estabelece o marco legal da Estratégia de Transformação Digital da cidade.

Além dessas iniciativas, a equipe da Setdigital trabalha numa frente ampla de articulação (interna e externa) e implementação de projetos, ações e iniciativas buscando consolidar e acelerar os processos de inovação dentro da Prefeitura do Recife.

Foto Divulgação Ascenty


Fonte: Diário de Pernambuco

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes