Ir para conteúdo

Evento de Cidades Digitais para RM de Curitiba e Litoral reúne gestores de 50 Prefeituras

Prefeitos e gestores de Guaratuba, Campina Grande do Sul e Curitiba apresentam inovações em andamento; Conectividade no país deve melhorar em 2021, diz representante do Ministério das Comunicações no encontro virtual

Webinar RMC 2021

OUÇA O ÁUDIO

Com a pandemia acelerando a necessidade de uma administração pública mais conectada e eficiente, os municípios têm buscado acelerar os investimentos em tecnologia. Na manhã desta terça-feira (12), em evento online para a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná reuniu gestores públicos de 50 Prefeituras para tratar sobre o tema. “A tecnologia tem que ser encarada como linha de frente da gestão pública, tanto para a busca de soluções, para enfrentarmos os desafios que são imensos como na saúde e educação, por exemplo, que eram as áreas diretamente impactadas inicialmente, mas vimos durante a pandemia que a tecnologia é essencial para a retomada do município”, ressaltou o diretor da RCD, José Marinho.

Clique aqui e confira na íntegra na TVRCD

Os prefeitos reeleitos de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, e de Guaratuba, Roberto Justus, trouxeram as ações implantadas nas localidades. De acordo com Justus, o município do Litoral do Estado foi o primeiro do Sul do país a firmar uma parceria público-privada para modernização da iluminação pública.

Leia maisCuritiba pauta retomada econômica com ações de inovação

Ele também destacou o investimento em uma central de monitoramento e aquisição de câmeras OCR para reconhecimento de veículos em situação irregular. “Isso contribui muito para a nossa segurança pública, para o trânsito da cidade. A grande maioria dos prédios públicos também está ligada em fibra óptica”, cita o prefeito. “Ao longo desse período novo da pandemia percebi que a população está preparada e por conta disso mudamos os nossos projetos”, comentou o prefeito sobre a adoção de novas tecnologias como aplicativos e o uso de telemedicina.

Já o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, destacou a importância da tecnologia para gestão interna da poder público municipal. “Esse controle traz um resultado eficiente para a gestão no sentido de receita e controle de despesas. Vejo que a tecnologia pode ser utilizada como ferramenta interna, primeiramente, como controle de patrimônio, da prestação do serviço público, e a tecnologia posta a serviço do cidadão”, comentou o prefeito.

Retomada econômica – O desenvolvimento das cidades passa também pelo fomento à inovação e uma cultura empreendedora. Para a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, o movimento da capital para promoção de ações voltadas para cidade inteligente foi pensado nos resultados sociais. “Respeitando os objetivos do desenvolvimento sustentável e mais do que isso: atendendo às necessidades dos curitibanos”, observa.

Na opinião dela, a questão da legislação é uma das grandes barreiras para a transformação digital na gestão pública. “Então temos que trabalhar e atuar colaborativamente entre os governos estaduais, municipais e federal e a integração do ecossistema de inovação”, disse ela sobre a atuação entre poder público, universidades e iniciativa privada.

Inclusão digital – O acesso ao mundo digital também passa pelas políticas públicas de telecomunicações. Segundo o coordenador de Infraestruturas para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Ricardo Muniz, a conectividade no país deve aumentar em 2021 com o leilão do 5G, previsto para acontecer no primeiro semestre desse ano, que coloca entre as contrapartidas para as empresas vencedoras o fornecimento de internet para localidades menos assistidas. “Outro ganho recentemente, em novembro, foi sancionada a nova Lei do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). Hoje vamos conseguir expandir a utilização do Fust para a universalização de banda larga, de internet.  Isso vai reforçar agricultores, pecuaristas, alunos de escolas rurais e famílias de baixa renda que hoje não têm acesso. Esse grande recurso vai conseguir ser investido nos municípios”, destaca Muniz.

Para conferir as políticas públicas na íntegra apresentadas no Webinar das Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral acesse:

https://youtu.be/glqsx-2e9yU

O evento contou com a parceria da S. Clara Comunicação, Sigma Telecom e Furukawa.

 

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (15)99714-0329

caracteres restantes