Ir para conteúdo

Evento Online no Oeste Catarinense reúne mais de 30 Prefeituras para tratar de tecnologias contra crise

Encontro virtual na manhã desta terça, promovido pela Rede Cidade Digital, mostra como os municípios têm buscado inovar na pandemia

Webinar Oeste SC

OUÇA O ÁUDIO

A tecnologia tem sido instrumento essencial nos municípios diante da crise do novo coronavírus. Na manhã desta terça-feira (1º), um encontro virtual, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), reuniu prefeitos e gestores de mais de 30 municípios do Oeste Catarinense e mostrou que a inovação deve estar presente cada vez mais na administração pública. “Mais do que nunca as pessoas têm que estar conectadas e vai ser muito difícil os municípios caminharem daqui para frente sem o uso da tecnologia”, observou o diretor da RCD, José Marinho. 

O prefeito de Chapecó e presidente da Associação de Município do Oeste do Estado (Amosc), Luciano Buligon, destacou que a pandemia aproximou o cidadão da administração municipal. “A tecnologia se tornou primordial no enfrentamento, nas respostas da covid e para que a gente pudesse criar uma aproximação com os nossos administrados, levando informação e, acima de tudo, confiança”, disse o prefeito, destacando ferramentas como o Ouvindo Nosso Bairro (ONB), criada para receber as demandas da população, lives para levar informação à população e o início do uso de telemedicina na cidade. 

Concórdia também vem buscando a utilização de plataformas de digitais para movimentar setores econômicos da localidade. O secretário de Planejamento, Daniel Faganello, conta que as principais ações culturais foram adaptadas para o meio digital e transmitidas pelas mídias sociais. “Acabou superando as expectativas, então com o sucesso dessas lives todos os outros eventos programados serão realizados, seguindo esse formato de transmissão ao vivo pela internet. Utilizando todas essas plataformas digitais e canais, conseguimos manter os eventos, permitindo a contração de profissionais e manter o mercado aquecido”.

A Feira da Rua Coberta é outro projeto impactado pela pandemia em Concórdia, evento mensal que movimentou cerca de meio milhão em 2019. Segundo Faganello, uma loja virtual destinada aos produtores locais deve ser lançada até outubro. “Com o cancelamento nós precisamos buscar uma alternativa para que todo produtor local e do artesanato pudesse continuar a sua venda. A prefeitura vai disponibilizar a ferramenta a todos os participantes e será uma ação permanente”, adianta. 

Transformação digital – Além da apresentação de soluções de mercado disponíveis, o Webinar das Cidades Digitais do Oeste Catarinense, apresentado pela jornalista e diretora da S.Clara Comunicação, Valdireni Alves, também trouxe a experiência da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, na transformação digital dos serviços públicos. 

Conforme ressalta o gestor de Projetos da Secretaria, Walid Ghazale, a disponibilização de serviços ao cidadão gera economia, eficiência e transparência. “O cidadão consome cada vez mais serviços na palma da mão e os governos não poderiam se furtar para oferecer canais digitais”, observa. 

Ainda segundo Ghazale, municípios e Estados podem fazer parte da Rede Govbr para acesso a plataformas digitais, programas de capacitação, linhas de financiamento, entre outros serviços disponibilizados na esfera federal. 

O evento na íntegra estará disponível nesta quinta-feira no canal da RCD no YouTube: https://youtube.com/redecidadedigital.

O Webinar das Cidades Digitais do Oeste Catarinense teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sigma Telecom e WMSGEO Analytics, além do apoio institucional das Associações de Municípios do Alto Uruguai (Amauc) e Oeste do Estado (Amosc).

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes