Ir para conteúdo

Evento Online para Prefeituras do Nordeste Paulista reúne quase 50 municípios

Webinar das Cidades Digitais da região trouxe as inovações de Bauru, Marília, Mogi Mirim e Ribeirão Preto e contou ainda com a participação do Coordenador-Geral de Relacionamento e Portfólio da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia.

Webinar Nordeste SP

OUÇA O ÁUDIO

O uso de tecnologia contra a crise do coronavírus foi tema de encontro na manhã desta terça-feira (28) de gestores públicos paulistas. O Webinar, direcionado para a região Nordeste do Estado, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, reuniu prefeitos e gestores de quase 50 municípios. “A temática é tão importante nos dias atuais que atraiu representantes de outros Estados onde a RCD realiza eventos presenciais e agora virtuais, como Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.Teremos um novo desenho das chamadas smartcities, as cidades inteligentes, e sem o uso de tecnologia será difícil acompanhar”, enalteceu o diretor da RCD, José Marinho. 

Com a necessidade da transformação digital dos municípios brasileiros, cresce também a demanda pela oferta de serviços digitais. Para o Coordenador-Geral de Relacionamento e Portfólio da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, Marcos Ricardo dos Santos, os municípios devem buscar na simplicidade as soluções para os problemas dos cidadãos. O representante do governo federal no encontro virtual também convidou os gestores municipais a integrarem a Rede Gov.Br para troca de experiências e oferta de serviços. 

Segundo ele, o Brasil em comparação a outros países está atrasado 15 anos na oferta de serviços online. “Para fazer a transformação digital a gente tem que focar sempre no cidadão. E não precisa utilizar, necessariamente, tudo que há de mais moderno em tecnologia existente”, argumenta. 

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, destacou o uso de tecnologia para o gerenciamento das informações municipais, trazendo dados em tempo real sobre a ocupação de leitos, por exemplo, na cidade. 

Antes mesmo da pandemia, cita o prefeito, o município já contava com aplicativos para controle de serviços na Saúde como histórico de vacinação, consulta de remédicos na rede municipal e o agendamento de consultas. “Todas essas informações só foram possíveis de serem geridas com o uso de tecnologia. Temos que utilizar essa capacidade de transportar informações para o bem e tomar decisões estratégicas mais rápidas”, ressaltou o prefeito.  

O evento online desta terça também trouxe os exemplos de Bauru, Marília e Mogi Mirim. “A tecnologia é um caminho sem volta. Graças à tecnologia é que estamos sobrevivendo financeiramente”, comentou o secretário de Finanças de Mogi Mirim, Oliveira Pereira da Costa, sobre o uso de ferramentas que aumentaram em 40% a arrecadação de ISS. 
Em Marília, segundo o secretário de Tecnologia, Eduardo Yamamoto, a infraestrutura tecnológica implantada, com serviços em nuvem, vem auxiliando a gestão municipal em tempos de pandemia. “Hoje a plataforma que utilizamos está muito mais segura e dinâmica”, avaliou Yamamoto.

Em Bauru, a tramitação de processos eletrônicos é um dos casos de sucesso do município, conforme destacou o diretor de Banco de Dados da Prefeitura, Wellignton Silva. “Tivemos uma redução drástica do papel e precisamos continuar nesse caminho de transformação digital. Muitos dos serviços o cidadão não precisava vir até a Prefeitura e isso nos ajudou muito nesse momento, mas nós estamos ainda nesse processo”, disse o diretor. 

O Webinar das Cidades Digitais do Nordeste Paulista teve a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Sonner, SIGCORP e EtheriumTech. O evento na íntegra estará disponível a partir desta quinta-feira (30) no canal da TVRCD no YouTube: https://www.youtube.com/redecidadedigital

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes