As ações de modernização das Prefeituras de Maceió, Matriz de Camaragibe, Palmeira dos Índios e São Luís do Quitunde serão apresentadas em evento online que reúne prefeitos, gestores e servidores públicos, nesta terça-feira (14/09), às 10 horas, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para tratar de inovação e transformação digital dos serviços públicos.
No Webinar das Cidades Digitais da Região de Maceió e Leste Alagoano, os prefeitos de Matriz de Camaragibe, Fernando Cavalcante, e de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, a prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcanti, e o secretário do Gabinete de Governança e Presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Maceió, Antonio Carvalho, mostram como as cidades investem em tecnologia para atender a população.
“É o espaço para troca de informações e soluções que possam contribuir com o planejamento municipal, com ideias e modelos de como se investir em tecnologia, imprescindível nesse momento”, explica o diretor da RCD, José Marinho. "A pandemia acelerou a necessidade de se investir em ferramentas e soluções que facilitem a vida do cidadão e melhorem a gestão municipal, possibilitando o desenvolvimento socioeconômico das localidades", completa o diretor da RCD.
Programas de conectividade - O evento também traz informações sobre as políticas públicas em andamento no Ministério das Comunicações que visam melhorar a conectividade nas cidades. A coordenadora-Geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações da pasta, Daniela Schettino, lança para as Prefeituras da região o programa Nordeste Conectado, além de trazer detalhes de como as cidades podem implantar projetos como o Cidades Conectadas e Wi-fi Brasil.
O secretário do Gabinete de Governança e Presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Maceió, Antonio Carvalho, destaca que investir em transformação digital é um dos pilares da gestão do prefeito JHC. Carvalho também fala sobre o programa de inovação aberta que pretende reunir poder público, entidades, universidades e empresas na busca de soluções para a capital. “Temos que pensar em questões estruturais na base da transformação digital. É preciso entender quais são as necessidades e aplicar nesse contexto, que seja adaptada à realidade da cidade”, ressalta o secretário.
O prefeito de Matriz de Camaragibe, Fernando Cavalcante, também comenta sobre os projetos que a administração municipal pretende desenvolver para melhorar o acesso da população aos serviços. Ele cita a proposta de wi-fi em espaços públicos, aplicativos e tecnologias para Educação e Segurança Pública. "Hoje nosso maior interesse dentro da ciência, tecnologia e inovação, é levar serviço digital a todas as áreas e nos tornar uma cidade digital nos próximos anos. Para isso, estamos analisando um sistema de gestão que permita mais produtividade nos nossos serviços e atendimentos", conta o prefeito Fernando Cavalcante.
Para participar do Webinar das Cidades Digitais da Região de Maceió e Leste Alagoano, servidores públicos, representantes de entidades e universidades devem inscrever-se gratuitamente pelo http://sympla.com.br/rcd.
O evento, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, tem a parceria da S. Clara Comunicação e IMAP e CBA ITYHY Inteligência em Saúde Pública; com apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Serviço:
Webinar das Cidades Digitais da Região de Maceió e Leste Alagoano
14/09, às 10 horas
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades pelo https://www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo WhatsApp (41)3015-6812 ou pelo imprensa@redecidadedigital.com.br
Autor:
Sharlene Sarti
Fonte:
Rede Cidade Digital