Ir para conteúdo

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes aborda 5G e soluções para Prefeituras mineiras

Santa Bárbara sedia evento que será realizado em parceria com a Rede Cidade Digital no Santuário do Caraça. Ministério das Comunicações orienta municípios para a chegada do 5G, tecnologia que deve impulsionar as cidades inteligentes e Internet das Coisas no país

Santa Bárbara fórum

OUÇA O ÁUDIO

Santa Bárbara sedia no dia 19 de maio o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de Minas, evento que irá reunir prefeitos, gestores, servidores, especialistas e empresários para tratar de tecnologia no desenvolvimento dos municípios mineiros.

Soluções que visam tornar o serviço público municipal mais acessível e eficiente ao cidadão serão apresentadas no encontro realizado por meio de uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e Prefeitura de Santa Bárbara. “O momento é importante para a implantação de novas tecnologias que garantam maior eficiência da máquina pública e geração de oportunidades de crescimento social e econômico. Com a pandemia acelerando a necessidade de transformação digital dos serviços públicos, a tecnologia passou a ser ainda mais essencial para que as Prefeituras possam oferecer melhores condições à população”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas https://sympla.com.br/rcd.

Temas como gestão eletrônica de documentos, implantação do 5G e integração de serviços serão abordados no Fórum. Entre os convidados confirmados estão o gerente de Projetos na Secretaria de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Maurício Miranda da Fonseca, o diretor presidente da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte, Leandro Garcia, e o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela. “Teremos um dia completo de aprendizado, cases de sucesso e ideias para aplicação da tecnologia na gestão municipal”, comentou o prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira, em convite aos municípios mineiros (confira abaixo).  

Conectividade - O representante do Ministério das Comunicações no encontro, Hélio Maurício Miranda da Fonseca, participa virtualmente de Brasília para dar orientações de como os municípios devem se preparar para a chegada do 5G, tecnologia que promote impulsionar o surgimento das cidades inteligentes e Internet das Coisas.

Conforme ele observa, as cidades que desejam sair na frente para receber os investimentos, cuja previsão para início é julho deste ano, precisam se adequar à Lei Geral das Antenas, fator que ainda está longe do desejado. “Para que isso aconteça, sem dúvida,o país vai precisar de uma dinâmica muito mais fluida no processo de licenciamento das estações terrestres de telefonia móvel. Mesmo após o início da vigência da lei das antenas,os prestadores de serviços de telecomunicações ainda têm encontrado dificuldades no processo de obtenção de autorização para a instalação de infraestrutura de rede”.

Os compromissos estabelecidos no edital do 5G contemplam melhorias na conectividade do país, entre elas cobertura de rodovias federais, ampliação do sinal 4G para localidades e atendimento a escolas públicas, por exemplo.

Segundo o gerente, o prazo para atendimento de uma parte das contrapartidas pelas operadoras de Telecom é 2025. Ele também observa que as cidades consideradas “amigas da internet” sairão na frente nessa nova fase de telecomunicações do país. “As localidades que tiverem mais abertas para se relacionar com os operadores e viabilizar a implantação de infraestrutura, sem dúvida, vão estar à frente”, ressalta.

Cidades Inteligentes - Um dos fatores importantes do 5G, destaca Fonseca, é que a nova tecnologia poderá contribuir com uma maior eficiência das administrações municipais, pois permitirá a integração de diversos serviços públicos como trânsito, iluminação pública e segurança. “O 5G vai ser determinante para se ter sincronismo de aplicações em tempo real. O 5G sem dúvida é disruptivo”, observa.

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de Minas Gerais tem o patrocínio ouro da 1Doc e Sonner; patrocínio prata do Aprova Digital e apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest).

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de Minas Gerais

19/05, das 8h às 16h30

Inscrições abertas e gratuitas para servidores públicos – vagas limitadas:

http://sympla.com.br/rcd

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes