Ir para conteúdo

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes aborda implantação do 5G no Vale do Paraíba e Litoral Paulista

Ministério das Comunicações mostra como as Prefeituras devem se preparar para a chegada da nova tecnologia

Caraguá Fórum

OUÇA O ÁUDIO

A implantação do 5G no Vale do Paraíba e Litoral Paulista será um dos temas tratados no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes que acontecerá em Caraguatatuba, no dia 23 deste mês. O evento, que reunirá prefeitos, gestores, especialistas e empresários no Teatro Mário Covas para tratar de tecnologia e inovação no desenvolvimento dos municípios, terá participação diretamente de Brasília do gerente de Projetos da Secretária de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Maurício Miranda da Fonseca.

O representante do MCom traz orientações sobre como as localidades devem se preparar para a chegada da tecnologia que deve impulsionar o desenvolvimento das cidades inteligentes e Internet das Coisas no país.

As cidades que desejam sair na frente para receber os investimentos, cuja previsão para início é setembro deste ano, precisam se adequar à Lei Geral das Antenas, fator que ainda está longe do desejado, conforme observa Fonseca. “Para que isso aconteça, sem dúvida, o país vai precisar de uma dinâmica muito mais fluida no processo de licenciamento das estações terrestres de telefonia móvel. Mesmo após o início da vigência da lei das antenas, os prestadores de serviços de telecomunicações ainda têm encontrado dificuldades no processo de obtenção de autorização para a instalação de infraestrutura de rede”.

Os compromissos estabelecidos no edital do 5G contemplam melhorias na conectividade do país, entre elas cobertura de rodovias federais, ampliação do sinal 4G para localidades e atendimento a escolas públicas, por exemplo.

O prazo para atendimento de uma parte das contrapartidas pelas operadoras de Telecom é 2025, conforme lembra o gerente. Ele também observa que as cidades consideradas “amigas da internet” sairão na frente nessa nova fase de telecomunicações do país. “As localidades que tiverem mais abertas para se relacionar com os operadores e viabilizar a implantação de infraestrutura, sem dúvida, vão estar à frente”, ressalta.

Um dos fatores importantes do 5G é que a nova tecnologia poderá contribuir com uma maior eficiência das administrações municipais, pois permitirá a integração de diversos serviços públicos como trânsito, iluminação pública e segurança. “O 5G vai ser determinante para se ter sincronismo de aplicações em tempo real. O 5G sem dúvida é disruptivo”, observa Fonseca.

O Fórum de Cidades Digitais de Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, também contará com a participação de prefeitos, gestores e especialistas que apresentam casos de sucessos e inovações voltadas para cidades inteligentes.

“O objetivo é promover a troca de experiências e facilitar o planejamento das cidades voltado para tecnologia e inovação. A pandemia acelerou esse processo de transformação digital e no evento vamos saber como as cidades do Vale do Paraíba e Litoral Paulista investem para melhorar a vida das pessoas com tecnologia”, resume o diretor da RCD, José Marinho. O evento tem o patrocínio ouro da 1Doc, Sonner, Perfilcomp, Perfilcomp e OM30; e patrocínio prata Evolution Tecnologia, NoPaper, Gove e Aprova Digital.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd.

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais de Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista

23 de Junho – Caraguatatuba

Local: Teatro Mário Covas

Inscrições gratuitas para servidores públicos: http://sympla.com.br/rcd

Contato: imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41)3015-6812

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes