O governo de Criciúma já está desenvolvendo um projeto de cercamento eletrônico da cidade. O objetivo é monitorar todas as entradas e saídas do município, sendo que uma central de acompanhamento também será criada.
“Essa central interligada também, naturalmente, aos órgãos de segurança como a Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e isso é uma proteção aos moradores. Não é um cercamento instantâneo, não. Ele é um cercamento que vai nos dar proteção para essas entradas e saídas. E sempre que tiver qualquer situação temos a possibilidade do monitoramento. O projeto está sendo desenvolvido e deve ser apresentado nos próximos meses”, explica o prefeito Vagner Espíndola, em entrevista ao Portal Engeplus.
O chefe do Poder Executivo afirma esse cercamento eletrônico também ajudará os serviços de inteligência das Polícias Militar e Civil. “Quando a gente divulga esse serviço também faz com que aquele que esteja mal-intencionado pense duas vezes antes de cometer algum delito”, observa o prefeito. “Quando a gente fala em cercamento digital, estamos falando em integrar informações. Então, todos os sistemas que estão conectados com eles, trabalham de forma sistêmica e apoiando também os órgãos de segurança. As respostas se tornam mais rápidas. Porque a gente consegue fazer nichos separados e naturalmente as ações são em conjunto”, acrescenta.
O projeto está sendo desenvolvido pela equipe de Celso Thadeu Carneiro de Menezes, que comanda a recém-criada Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento.
(Foto: Divulgação/Unsplash/Ilustrativa)
Fonte:
Portal Engeplus