Ir para conteúdo

Investindo em transformação digital, Erechim (RS) economiza mais de um milhão de folhas de papel em dois anos

Para modernizar os serviços públicos, Prefeitura Municipal investe em soluções tecnológicas com foco em sustentabilidade. Novidades serão apresentadas pelo vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, no 4.º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes

erechim

OUÇA O ÁUDIO

A Prefeitura de Erechim (RS) vem trabalhando, desde 2021, para promover a transformação digital nos serviços públicos. Coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança com o apoio do Comitê de Simplificação e Desburocratização, o município tem simplificado o acesso dos cidadãos aos serviços através da digitalização dos processos burocráticos, agilizando o atendimento ao mesmo tempo em que atuana sustentabilidade.

Segundo o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, - um dos palestrantes confirmados no 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes -, a gestão tem buscado adotar soluções tecnológicas alinhadas às necessidades da população erechinense. “Desde o início dos trabalhos, o nosso objetivo sempre foi tornar a cidade mais inteligente, conectada e sustentável. Esta modernização trouxe uma grande economia de recursos públicos. Entre 2021 e 2023, houve redução de mais de 1 milhão de folhas de papel, com processos que foram transferidos exclusivamente para o meio online”, destacou Tirello.

O resultado, de acordo com o vice-prefeito, foi uma drástica mudança nos serviços públicos, com progressiva digitalização dos processos internos. “Em 2022, 58,72% dos processos foram digitais e 41,28% físicos. Em 2023, atingimos aquilo que buscávamos: 82,21% das solicitações, dos 369 tipos de processos municipais, foram feitas via site ou aplicativo e, somente, 17,79% de forma presencial”, conta Tirello. “Hoje, podemos dizer que Erechim se tornou digital, pois a cada 10 processos abertos, 8 são realizados virtualmente. A ideia é cada vez mais, estar próximo do contribuinte, com as informações necessárias, onde ele estiver, na palma da mão!”

As inovações tecnológicas na cidade de Erechim serão apresentadas no *4.º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, que será realizado na cidade de Canela nos dias 25 e 26 de abril. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico e Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (CIDICA), será realizado no Tri Hotel. O objetivo é reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar da implantação de cidades inteligentes, que utilizam a tecnologia e fomentam a inovação nos serviços públicos. As inscrições para são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela System, Binär Tech, Evolution Tecnologia Funerária, Sistema Traz Valor, VoxCity Tecnologia, Frotus Sistemas, GRAPHO Software, Portal de Compras Públicas e Póstero. 

O evento tem apoio institucional da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Associação dos Municípios do Vale Germânico (AMVAG), Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (AMPARA), Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR), Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON) e Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA).

Serviço:
4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes
25 e 26 de abril
Local: Tri Hotéis, em Canela – RS
Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo WhatsApp (41) 3015-6812

Créditos da Imagem: Prefeitura de Erechim (RS)

Autor: Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 503 - Centro

CEP: 80.020-320

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes