Ir para conteúdo

Jaraguá do Sul é a primeira cidade de SC a ter semáforos 100% inteligentes

O contrato prevê a instalação de 14 semáforos

semáforos Jaraguá

OUÇA O ÁUDIO

Entrou em operação nesta semana em Jaraguá do Sul, Norte de Santa Catarina, semáforos inteligentes. Os equipamentos funcionam em sete cruzamentos da cidade.

Os semáforos inteligentes são implantados principalmente em cruzamentos movimentados e por serem controlados por um software inteligente agindo em tempo real, recebem alterações em todos os ciclos, mantendo o sincronismo e “onda verde” das vias.

Conforme o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, os investimentos na modernização e automação do sistema de trânsito são iniciativas que ajudarão a tornar Jaraguá do Sul uma cidade inteligente, os diferentes sensores eletrônicos coletam dados usados para gerenciar e otimizar os recursos.

“Agora estamos com 100% dos semáforos em funcionamento, tornando Jaraguá do Sul a primeira cidade do estado a contar com esse tipo de sistema, o que mostra que estamos trabalhando focados em oferecer melhorias no trânsito, as quais se refletem na qualidade de vida da nossa população”, destaca o secretário.

Ele ainda reforça que essa fase é de avaliação para programação e ajuste dos temporizadores. “Tudo isso ocorre numa central de controle, trazendo mais benefícios para a mobilidade urbana e melhores resultados na prática”, afirma Bertoldi.

O contrato prevê a instalação de 14 pontos na cidade. A partir do segundo semestre, inicia o estudo para instalação em outros sete pontos. A instalação dos equipamentos tem como finalidade a redução das filas provocadas nos cruzamentos. Segundo Bertoldi, as pessoas vão sentir essa diferença no dia a dia, sendo que a ideia é fazer com que o motorista passe menos tempo parado no trânsito.

Além de desafogar o trânsito, o sistema será bom para o meio ambiente, pois reduz a emissão de gases poluentes. Para definir os locais de instalação, os técnicos da Prefeitura e da empresa verificaram a demanda após um mapeamento e contagem dos veículos.


Fonte: ND+

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes