Ir para conteúdo

Municípios do Nordeste Mineiro investem na transformação digital dos serviços públicos

Representantes de quase 50 Prefeituras participaram do Webinar das Cidades Digitais para o compartilhamento de soluções tecnológicas

Nordeste Minas painel

OUÇA O ÁUDIO

Pela primeira vez, o WebinarRCD mostrou como as Prefeituras da região Nordeste de Minas Gerais estão investindo na modernização da gestão pública. No evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), que já acontece em 19 Estados, com mais de duas mil Prefeituras participantes, o prefeito de Peçanha, Fabricio Alvarenga, e o secretário de Educação de Carlos Chagas, Deodato Costa, apresentaram as ações voltadas melhorar o atendimento à população.

Representantes de quase 50 Prefeituras participaram do encontro virtual, apresentado pela jornalista Valdireni Alves. “É o espaço para o compartilhamento de experiências nesse momento de pandemia em que se exige serviços mais ágeis, rápidos, eficientes, com a tomada de decisão baseada em dados. Ficamos muito felizes em ver que os municípios estão buscando utilizar a tecnologia de forma estratégica em todos os setores”, comentou a gerente de Comunicação da RCD, Sharlene Sarti.

As políticas disponíveis no Ministério da Economia para apoiar a transformação digital dos municípios também foram apresentadas no evento pelo gerente da Rede Gov.br na Secretaria de Governo Digital da pasta, Régis Oliveira.

Para ele, o desafio é a entrega de governos cada vez mais digitais no país em que possui a quarta população mais conectada do mundo. “O governo tem que ser centrado no cidadão, integrado, que utiliza de modo inteligente os seus dados já ofertando serviços coerentes com o perfil de cada cidadão. Tem que ser confiável, transparente, aberto e eficiente. Cada vez mais a sociedade demanda esse tipo de comportamento, de característica por parte de atuação dos governos”, resumiu.

De acordo com o representante do Ministério da Economia, a Rede Gov.Br oferece um conjunto de soluções tecnológicas, capacitação e apoio tecnológico às Prefeituras, entre eles a adoção do login único, que possibilita a autenticação do cidadão nos serviços municipais, e a prova de vida digital. Ele também trouxe detalhes do lançamento da Plataforma Inteligente que irá fornecer um diagnóstico sobre o nível de maturidade das localidades no conceito de cidade inteligente.

Tecnologias nas cidades - Peçanha vem se adequando ao mundo digital, segundo o prefeito Fabricio Alvarenga. Ele destacou o uso de sistemas, eliminando o uso de papel e integrando o atendimento de serviços como na área da Saúde, por exemplo.

O prefeito também destacou a parceria com a Eslováquia para formação de programadores no município e ainda o monitoramento da cidade, composto por 27 câmeras. “Esse processo é algo que estamos passando a tecnologia para outras cidades da região, permitindo que a gente possa formar um grupo integrado de cidades”, ressaltou o prefeito sobre a intenção de criar um cercamento regional de segurança.

Tecnologias Educacionais – Carlos Chagas vem investindo em tecnologias que melhorem o aprendizado nas escolas públicas. O secretário de Educação, Deodato Costa, citou diversas ações no sentido de disponibilizar ferramentas aos alunos e professores, melhor conexão, aulas de empreendedorismo e apoio virtual através da plataforma Google For Education. “Uma educação inovadora é fundamental para a transformação de uma cidade. Um município que não valoriza e investe na educação tem uma população fragilizada, incapaz de empreender e tocar um negócio. E essa situação reflete em todos os setores da cidade”

O Webinar das Cidades Digitais do Nordeste de Minas Gerais teve a parceria da S. Clara Comunicação, 1Doc, Aprova Digital, Gove e Sonner.

Confira na íntegra:

https://youtu.be/KzO10LaZLF4

 

 


Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes