Ir para conteúdo

Municípios do Oeste destacam uso de tecnologia para atender população durante a pandemia

Webinar promovido pela Rede Cidade Digital trouxe exemplos implantados nos municípios da região

Webinar OESTE PR

OUÇA O ÁUDIO

Um evento online inédito no Oeste do Paraná reuniu, nesta terça-feira (19), gestores públicos de pelo menos 30 municípios interessados em um tema mais que emergencial na atualidade: o uso de tecnologias em tempos de covid-19. Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), o Webinar trouxe as ações de Foz do Iguaçu, Guaíra, Matelândia e Medianeira que visam amenizar os efeitos da pandemia e atender a população. “Os exemplos comprovam que a tecnologia se antes era uma ajuda muito grande para os municípios, hoje ela é imprescindível”, disse o diretor da RCD, José Marinho. 

O prefeito de Matelândia e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Estado (AMOP), Rineu Menoncin “Texeirinha”, comentou sobre o desafio das cidades neste momento que se dividem entre a necessidade de combater o vírus com o isolamento social e a retomada da economia.

“Estamos buscando alternativas e tomando medidas para o conforto da nossa população. Não conseguimos viver mais sem essa digitalização. As aulas remotas têm dado resultado, mas estamos nos adequando. E como não podemos ter o contato físico, estamos buscando com que a informação chegue pelas redes sociais”, cita o prefeito. 

Entre os destaques da região está Medianeira, que vem se estruturando ao longo dos anos para melhorar os fluxos internos e garantir maior eficiência de gestão. Segundo o controlador geral do município, Aguinaldo Bodanese, a modernização da Prefeitura foi determinante para que o poder público municipal pudesse enfrentar esse momento de quarentena.

Bodanese também enalteceu a implantação do sistema de protocolo online. “Realmente resolveu o nosso problema, permitindo que o cidadão peticione via internet, anexe documento e acompanhe todos os despachos do processo. Estamos numa linha de permitir que as pessoas tenham acesso aos serviços públicos sem sair de casa”. 

Referência no Estado em termos de cidade digital, Guaíra é outro exemplo de uso da tecnologia neste período. O vereador de Guaíra, Gileade Osti, cita as ferramentas desenvolvidas pela equipe de TI da cidade para atender a população como uma plataforma para tirar dúvidas sobre a covid-19, através de um chat disponível 24 horas, sistema de atendimento com psicólogos e um portal de Educação online.

“São dois mil acessos semanais às videoaulas. Foi desenvolvido pensando na comunidade, sendo uma plataforma leve, inclusive virou case para as escolas privadas, que passaram a repensar a sua forma de ensino a distância”, observou o vereador. “Neste momento de pandemia a prefeitura não parou. Hoje a cidade está num bom momento sem nenhum caso positivo de covid”. 

Em Foz, a telemedicina ajudou a esvaziar hospitais e pronto atendimento. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira, a Central Covid criada recebe uma média de 400 ligações ao dia, triagem feita por residentes inicialmente.

“São várias ações implantadas para que as pessoas não ficassem transitando e aglomerando na cidade”, disse o secretário, destacando também o uso do prontuário eletrônico e assinatura digital para a prescrição de receitas, uma central para agendamento de vacinas e uma rede de psicólogos que realizam consultas por telefone. “Agora no segundo semestre queremos implantar a telemedicina também nessa parte de psicólogos. A pandemia teve um lado bom para nós da tecnologia”, observou o secretário de TI de Foz do Iguaçu. 

O Webinar do Oeste do Paraná teve o apoio da EtheriumTech.

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes