Ir para conteúdo

Municípios no Noroeste do Paraná modernizam atendimento à população

Servidores de quase 60 Prefeituras e Câmaras de Vereadores participaram do Webinar das Cidades Digitais da região. Ministério da Economia apresenta ferramentas disponíveis na pasta para auxiliar a transformação das localidades

Noroeste Webinar painel

OUÇA O ÁUDIO

Prefeitos, gestores e servidores de quase 60 Prefeituras participaram, na manhã desta terça-feira(07), do Webinar das Cidades Digitais do Noroeste Paranaense para tratar de tecnologia no processo de desenvolvimento das localidades.

Foi o evento online de número 93 promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). Ao todo, o espaço já reuniu gestores de quase duas mil Prefeituras, em 19 Estados. "Compartilhamento é uma palavre chave dentro das cidades digitais e inteligentes, mostrando o que está dando certo e trazendo ideias para as Prefeituras que estão buscando avançar. Todos os que quiserem acessar o que está acontecendo em todos os Estados brasileiros conseguem ver dentro da TVRCD", enalteceu o diretor da RCD, José Marinho. 

Os prefeitos de Paranavaí, Delegado K.I.Q, e de Santa Isabel do Ivaí, Freonizio Valente, e o vice-prefeito e secretário de Educação de Jardim Olinda, Weverton José dos Santos Lima, destacaram as ações e investimentos voltados para governos mais digitais e eficientes.

Também foram apresentadas no evento, conduzido pela jornalista Valdireni Alves, soluções de mercado e as ferramentas disponíveis no Ministério da Economia para apoiar a transformação digital dos municípios.

Segundo o gerente da Rede Gov.br na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Régis Oliveira, a Rede Gov.Br oferece um conjunto de soluções tecnológicas, capacitação e apoio tecnológico às Prefeituras, entre eles a adoção do login único, que possibilita a autenticação do cidadão nos serviços municipais, e a prova de vida digital. “Estamos tratando com uma sociedade que já é digital e ela não vai voltar atrás e cada vez mais quer ser atendida num formato mais ágil, fazer aquela solicitação de modo remoto, sem precisar enfrentar fila, sem se limitar ao horário de atendimento e os governos que não se atentarem a isso perdem a sua função porque param de dialogar com a sociedade”

Ele também destacou o lançamento da ferramenta de autodiagnostico do grau de maturidade digital das Prefeituras que irá contemplar também um plano de ação para auxiliar o trabalho das administrações municipais.

Casos de sucesso – Entre as inovações de Paranavaí, o prefeito Delegado K.I.Q, citou a implantação do reconhecimento facial para controle de entrada nas escolas, eliminando a tradicional chamada em sala de aula. “Ao final do período de entrada o relatório vai para o pessoal da cozinha para fins de merenda escolar e isso gera economia, quando há falta já dispara um sms para a família e três vezes que a pessoa falta dispara uma mensagem para o conselho tutelar para que tome medidas. São medidas particularmente simples, baratas, mas que fazem a diferença”, enalteceu o prefeito.

Jardim Olinda, o menor município do Paraná, é exemplo de modernização da gestão pública. O vice-prefeito e secretário de Educação de Jardim Olinda, Weverton José dos Santos Lima, citou diversas ações em andamento como a troca da comunicação da Prefeitura via rádio pela fibra óptica, criação do portal do contribuinte e adoção do prontuário eletrônico na saúde. "Em 2017 com a troca de gestão começamos a identificar algumas problemáticas com relação aos serviços que eram prestados ao cidadão e começamos a pensar na construção de soluções, tudo alinhado com a nossa questão orçamentária, incluindo a tecnologia e deixando a cidade um pouco mais inteligente", contou o prefeito. 

Outro município do Noroeste do Estado que investe na digitalização dos serviços municipais é Santa Isabel do Ivaí. Segundo o prefeito Freonizio Valente, o aumento na arrecadação do IPTU, que passou de R$350 mil para mais de um milhão anuais e ações para informatização dos processos – cerca de 65% dos serviços passaram a tramitar somente eletronicamente, eliminando o uso do papel – estão contribuindo para melhorar a administração municipal.

O prefeito também destacou a construção de usinas fotovoltaicas visando economia de recursos. Esse é o caminho, aumentar receita e diminuir os custos. Tudo que estamos fazendo está criando um ambiente propício para o desenvolvimento”, avaliou.

O Webinar das Cidades Digitais do Noroeste Paranaense teve a parceria da S. Clara Comunicação, 1Doc, Perfilcomp, Betha Sistemas, IPM e Aprova Digital.

Confira na íntegra:

https://youtu.be/P_z_lUv_oWQ

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes