Ir para conteúdo

Pandemia acelera transformação digital dos municípios do Norte Pioneiro

Prefeitos e gestores de 40 Prefeituras participaram do Webinar das Cidades Digitais da região para troca de informações e experiências tecnológicas

Norte Pioneiro painel

OUÇA O ÁUDIO

Prefeitos, gestores e servidores de 40 municípios participaram na manhã desta terça-feira (19) do Webinar das Cidades Digitais do Norte Pioneiro para troca de informações sobre o uso de tecnologia no desenvolvimento das localidades paranaenses.

O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), mostrou como as Prefeituras de Cornélio Procópio, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina estão investindo em serviços públicos mais conectados e eficientes. “Falar em administrar não dá mais em fazer isso sem o uso da tecnologia porque a pandemia acelerou o processo de transformação digital. Seja capital, grandes cidades ou pequenos municípios, não dá mais para dissociar”, comentou o diretor da RCD, José Marinho, durante a abertura do evento apresentado pela jornalista Valdireni Alves.

Além de soluções de mercado que visam auxiliar as Prefeituras na construção de cidades mais inteligentes, o evento trouxe detalhes das políticas disponíveis no Ministério das Comunicações. Segundo a coordenadora-geral de Projetos de Infraestrutura para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, os programas Wi-Fi Brasil e Cidades Conectadas podem ser viabilizados via emendas parlamentares nas localidades.

“Se algum município tem interesse em levar uma rede do Cidade Conectada, fazer essa parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e provedores locais a gente pode ajudar nisso aí e as vezes um recurso parlamentar ajuda e muito, fazer com que o projeto saia do papel ou se amplie uma rede existente, que aumente o tipo de serviço que pode ser ofertado para a população”, explica a representante do MCom.

Ainda de acordo com a coordenadora, o edital do 5G, já aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), também vai garantir melhorias de conexão, em especial para localidades carentes do serviço de internet. "Não são só os grandes centros que vão ver a sua condição de telecomunicação melhorar, mas também as pequenas localidades”, ressaltou Daniela sobre as contrapartidas dispostas para as empresas de Telecom vencedoras do leilão.

Governo Digital - O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, disse que a Prefeitura vem implantando novos sistemas e soluções, entre eles o uso de georreferenciamento da cidade por drones. “A gente sabe que esse é o caminho. Hoje com a pandemia tudo mudou e a Prefeitura também tem que entrar nessa onda, atender bem seus munícipes, pensar nas pessoas que não têm condições de chegar até o município. A gente vem pensando em diversas formas aqui em Jacarezinho, assim que iniciamos a gestão reformulamos o departamento de TI e estamos em processo de finalização do nosso Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Sabemos que só assim vamos conseguir resolver os problemas que temos no dia a dia e deixar a Prefeitura mais ágil”, destaca o prefeito Marcelo Palhares.

O diretor de Gestão de Santo Antônio da Platina, Joubert Alves Brito, também ressaltou o momento de planejamento e investimento em novas tecnologias no município, como a eliminação do uso de papel na administração pública por meio do protocolo digital.

A falta de canais de autoatendimento para a população foi uma das dificuldades enfrentadas durante a pandemia, conforme Brito. “Hoje a nossa gestão com esse experimento que passamos da pandemia temos buscado transformar nosso município numa cidade digital. O município já conta hoje com uma grande rede entre os departamentos e secretarias municipais, toda integrada por fibra óptica. Graças a essa estrutura estamos buscando novas tecnologias. Nesse semestre o município conseguiu aderir à telefonia VoIP”, conta o diretor sobre o projeto que está garantindo economia aos cofres públicos.

Em Cornélio Procópio, o diretor do Departamento de Informática e TI da Prefeitura, Paulo Mussi, também comentou que a pandemia mostrou a necessidade de sistemas 100% em nuvem na gestão. “Sofremos muito por não ter sistemas 100% em nuvem e a partir disso resolvemos ter essa migração”, argumentou.

“Futuramente nós temos um projeto também para implantação de câmeras com inteligência artificial nas entradas da cidade para um melhor monitoramento. Já temos internet disponível em locais públicos. Implantamos no ano passado o projeto de protocolo digital e somente nos primeiros seis meses de implantação deixamos de consumir quase 600kg de papel”, exemplificou o diretor sobre as ações tecnológicas da cidade de 47 mil habitantes.

O Webinar das Cidades Digitais do Norte Pioneiro teve a parceria da S.Clara Comunicação, Banco de Preços, Sigma Telecom, Furukawa e Betha Sistemas, além do apoio do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/sXm17Bh8n88

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes