Ir para conteúdo

Por inauguração de Centro de Monitoramento Integrado, Paulínia será premiada em Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

No total, são mais de 120 prédios monitorados, por meio de cerca de 1230 câmeras. Prefeitura será reconhecida pela inovação no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em Jaguariúna nesta quarta-feira (10)

paulinia

OUÇA O ÁUDIO

Pela implementação de um Centro de Monitoramento Integrado na segurança pública municipal, a cidade de Paulínia foi selecionada para receber o título de Prefeitura Inovadora durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Campinas, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna. O reconhecimento será entregue nesta quarta-feira (10) na UNIFAJ.

O CMIP foi inaugurado em agosto de 2022 e atua 24 horas no monitoramento dos prédios públicos. No total, são mais de 120 prédios monitorados, por meio de cerca de 1230 câmeras. 

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulínia, Ricardo Di Giacomo, os agentes de segurança da cidade atuam parceria com outros órgãos, entres eles a Polícia Militar e a Defesa Civil. “Houve uma redução drástica das invasões aos prédios públicos, quase zerando os furtos e roubos dos mesmos. Tudo isso através dessa tecnologia e das rondas preventivas da Guarda Civil Municipal”, contou o secretário.

Antes da inauguração do Centro de Monitoramento Integrado, destaca Di Giacomo, o patrimônio público sofria com invasões frequentes e o principal afetado era o cidadão paulinense. “No final quem perdia era a população, pois precisávamos repor o que era furtado ou vandalizado e em diversas ocasiões os serviços públicos deixavam de ser prestados aos munícipes. Agora viramos o jogo e conseguimos avançar no combate à criminalidade, agindo com tecnologia e eficiência”, destacou o secretário, que será um dos painelistas do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Campinas. O case de sucesso de Paulínia será apresentado às 14h40.

Para seleção e o reconhecimento das Prefeituras Inovadoras, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Além de modelos implantados nos municípios, os gestores terão acesso às soluções disponíveis pela Sonner, iZeus, Mitra e Portal de Compras Públicas. O evento tem o apoio institucional da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP).

Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Campinas

10 de julho de 2024 – Jaguariúna
Local: Unifaj - Rua Amazonas, 504- Jardim Dom Bosco | Jaguariúna (SP)
Início: Das 8h às 17h
Inscrições gratuitas para servidores públicos: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41) 3015-6812
Créditos da Imagem: Thaís Bezerra/Prefeitura de Paulínia

Autor: Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 503 - Centro

CEP: 80.020-320

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes