Ir para conteúdo

Porto Alegre instala totens de videomonitoramento

Tecnologia permite que o cidadão entre em contato com o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic)

Porto Alegre instala totens de videomonitoramento

OUÇA O ÁUDIO

A Prefeitura de Porto Alegre colocou  em operação, nesta quarta-feira, 19, o primeiro totem de videomonitoramento que permitirá ao cidadão entrar em contato com o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) através do acionamento de um botão.

Ao todo, dois totens avaliados em R$ 50 mil foram doados ao município por uma empresa privada. A ferramenta representa um avanço, tendo em vista o aumento da capacidade de pronta resposta proporcionada pela sua operação.

Com a parceria da iniciativa privada estamos avançando no monitoramento do Centro Histórico. Segurança pública também é com a prefeitura e estamos trabalhando muito para fazer a nossa parte”, avaliou o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Coordenador do programa Centro+, o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, defende o emprego da tecnologia o combate à criminalidade e à violência. “No atual cenário, não há como abrir mão de instrumentos que otimizam os recursos humanos e materiais. Essa é mais uma parceria bem-sucedida que visa devolver ao Centro Histórico a sensação de segurança, principal demanda de comerciantes, moradores e pessoas que circulam pela região”, afirma.

Cada totem é equipado com duas câmeras de alta resolução. Uma, com microfone, permite ao cidadão ser visualizado e se comunicar com a base no Ceic. A segunda é voltada para o monitoramento geral da região. A câmera para atendimento dispõe de sensores de abertura que emitem alerta sonoro em caso de arrombamento. Instalada na parte superior da torre, a segunda câmera conta com tecnologia de visão noturna colorida, com baixa luminosidade, ampliando a abrangência do monitoramento da região.

Por meio do equipamento, considerado ideal para áreas de grande circulação de pessoas, também é possível realizar reconhecimento facial, emitir alertas sonoros e orientações ao público e estabelecer contato direto com os operadores do Ceic. Neste caso, o pedestre que acionou o botão irá escutar o operador, bem como o operador irá escutar o pedestre.

O totem também conta com um giroflex azul instalado na parte superior da torre, que muda seu estado de acesso para piscante assim que o botão é acionado. Da central, o operador poderá avaliar a situação e decidir qual o procedimento mais adequado, tendo condições de acionar guarnições da Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil, assim como os serviços do Corpo de Bombeiros Militar, Samu e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

“Esta é mais uma tecnologia que vem para auxiliar os órgãos de segurança no combate à violência e redução dos indicadores criminais”, afirmou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

O período até o Carnaval servirá como teste para a efetividade da iniciativa e a sua aceitação por parte da comunidade. A instalação de novos equipamentos será avaliada com base nos dados coletados e no histórico de atuação de cada unidade em operação. A partir de então, as secretarias municipais de Segurança e Planejamento e Assuntos Estratégicos definirão a expansão do serviço.


Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes