Ir para conteúdo

Prefeitura de Caxias do Sul quer implantar táxi-lotação via aplicativo

Ideia está em plano que será apresentado pela secretaria de Trânsito ao Conselho Municipal de Mobilidade

caxias transporte

OUÇA O ÁUDIO

Atualmente defasado e operando com prorrogação do contrato já vencido para não paralisar o serviço, o sistema de táxi-lotação de Caxias deve operar em um novo formato a partir de 2022. A mudança é um dos planos da Secretaria de Trânsito para nova licitação do serviço, cujo termo de referência, que determina todas as regras da operação, está em fase final de elaboração. O assunto ainda precisa ser analisado pelo Conselho Municipal de Mobilidade.

A proposta do município é que as vans passem a atender não mais itinerários fixos, como ocorre atualmente, e sim regiões da cidade. Para embarcar, o passageiro precisará chamar o veículo por meio de aplicativo, de forma semelhante aos serviços de transporte individual. Além disso, os coletivos devem ser menores em relação aos atuais.

As linhas acionadas por aplicativo também estão previstas para serem implantadas no transporte coletivo, embora ainda não haja uma data para entrarem em operação. Segundo o secretário municipal de Trânsito, Alfonso Willembring, é possível oferecer esse modelo de transporte em ambos os serviços.

"Pode ter os dois. Até porque, legalmente, o transporte seletivo deve ser mais caro. Hoje o que era para ser seletivo não é mais adequado. Podemos adequar transporte coletivo e seletivo" explica.

Embora o modelo de operação esteja praticamente pronto dentro da secretaria, para ele ganhar as ruas ainda é necessário cumprir algumas etapas. Após a análise do Conselho de Mobilidade, o termo de referência passa por avaliações em outros setores da prefeitura, como a Procuradoria Geral do Município (PGM). Além disso, a própria licitação demanda prazos entre a publicação do edital e a confirmação dos vencedores. No caso do táxi-lotação, segundo Willembring, ainda será necessário um estudo para avaliar em quais regiões os caxienses mais necessitam do serviço. Diante de todos os trâmites, a expectativa é de que a licitação possa ser realizada no primeiro semestre de 2022.

 


Fonte: GZH

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes