Ir para conteúdo

Prefeitura de Uberlândia lança aplicativo "Mãe Uberlândia"

Ferramenta garante acolhimento mais próximo e detalhado às gestantes e aos bebês

casa3

OUÇA O ÁUDIO

A Prefeitura de Uberlândia realiza constantemente um trabalho especial para cuidar da saúde das gestantes do município. Para ampliar o acolhimento das futuras mamães, o prefeito Odelmo Leão lançou, no dia 11/03, o aplicativo “Mãe Uberlândia”. A nova ferramenta, desenvolvida em conjunto pela Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e Secretaria Municipal de Saúde, vai acrescentar na rotina das gestantes um acompanhamento mais detalhado desde o pré-natal até as principais fases da criança.

O aplicativo “Mãe Uberlândia” oferece às gestantes informações sobre cada fase da gestação, como as mudanças que acontecem com a mulher e com o bebê mês a mês, os agendamentos das consultas e as vacinas que devem estar em dia, orientações nutricionais, tipos de parto, além dos cuidados com a saúde bucal, quais são as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a importância da prática de atividades físicas e do apoio familiar e os aspectos emocionais que envolvem esse momento. Após o nascimento, começa o acompanhamento do bebê até a adolescência.

O lançamento do aplicativo reforça o compromisso da gestão municipal em prover soluções que facilitem e melhorem o atendimento à comunidade. “Atualmente, temos um acolhimento integral nas unidades de saúde em todas as fases da gestação, do pós-parto e da evolução do bebê. Portanto, com o aplicativo, estamos aumentando o acesso das informações para elas. A informatização está aí e temos que aproveitar tudo que ela oferece para modernizar e facilitar um melhor atendimento ao nosso povo”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Integrado ao programa Fast Medic – programa de gestão online do prontuário dos pacientes da rede municipal de saúde –, o aplicativo permitirá ainda que as gestantes recebam notificações de todos os agendamentos necessários para garantir a saúde dela e do bebê, conforme explicou o diretor-presidente da Prodaub, Reginaldo Aparecido Mendes.

“É uma ferramenta inovadora que vem para facilitar a vida da gestante, pois nessa fase surgem muitas dúvidas sobre a saúde delas e da criança. O aplicativo Mãe Uberlândia oferece  todas as informações que elas precisam desde a gestação até a adolescência na palma da mão, de forma rápida e acessível. Como ele está integrado ao Fast Medic, elas também receberão notificações das consultas e exames agendados e das vacinas que ambos precisam. Além disso, poderão acompanhar quais são os procedimentos que devem fazer em cada etapa”.

O aplicativo já está disponível para o sistema operacional do Android, na Play Store, e iOS, na App Store.

Rede de Atenção à Saúde da Mulher

Todas as ações voltadas ao cuidado com a saúde da mulher fazem parte da Rede de Atenção à Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde. O programa tem como objetivo promover a assistência, prevenção às doenças, diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e de mama, planejamento e saúde reprodutiva, pré-natal e pós-parto e também a questão da violência sexual.

A Prefeitura de Uberlândia foi a primeira de Minas Gerais a adotar o uso do método contraceptivo subcutâneo para aprimorar a prevenção e ampliar os cuidados. A ação visa auxiliar ainda mais as famílias, sobretudo, nas questões relacionadas à gravidez na adolescência. Considerada uma das formas mais eficazes para evitar a concepção indesejada, o procedimento é oferecido gratuitamente pela rede municipal para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Mãe Uberlândia

Dentro das ações, está o Mãe Uberlândia, que teve as atividades retomadas em 2018. O programa leva mais informações sobre gravidez e planejamento familiar à comunidade, com foco no atendimento humanizado, diminuição da mortalidade infantil e dos partos prematuros.  Além de receber várias orientações médicas, as mães participam de atividades que ressaltam a importância da atenção no período pós-parto, da vacinação e da realização de testes fundamentais nos primeiros dias de vida do bebê. Todas as mães que participarem do programa recebem uma bolsa e enxoval. O kit contempla cobertor, toalha e roupinhas, além de itens de higiene, como sabonete.

O programa é realizado em todas as unidades de atenção primárias à saúde (UBS e UBSF). Podem participar todas as gestantes que optarem em fazer o acompanhamento do pré-natal na rede. O kit é repassado às grávidas a partir da 28ª semana de gestação, que, necessariamente, tenham participado de pelo menos sete consultas de pré-natal e no mínimo de três oficinas sobre a importância do pré-natal, parto e puerpério (período pós-parto). A entrega é feita na Unidade de Saúde referência da gestante.
 

Foto: Divulgação/ Secretaria de Governo e Comunicação


Fonte: Prefeitura de Uberlândia

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes