Ir para conteúdo

Prefeitura e Coaves lançam plataforma digital para identificação de aves em Sorocaba

aves Sorocaba

OUÇA O ÁUDIO

Para celebrar o Dia Mundial das Aves (5 de outubro), a Prefeitura de Sorocaba (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), lançaram, nesta terça-feira (5), “Coaves e Sema respondem: Que ave é essa?”, uma plataforma digital para identificação das aves no município. A ferramenta colaborativa pode ser acessada no site: https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/observatoriobiodiversidade/observatorio-responde-que-ave-e-essa/.

Sorocaba é uma cidade com fragmentos de florestas de Cerrado e de Mata Atlântica e possui registro de, aproximadamente, 300 espécies de aves, sendo que muitas delas podem ser vistas pela população em quintais e jardins.

“Com essa ferramenta digital, qualquer pessoa interessada poderá descobrir a espécie de ave que avistou em nossa cidade, seja por meio de envio de foto, vídeo ou a gravação do canto. Além de promover a educação ambiental, o registro colaborativo será importante para a Sema e o Coaves criarem um banco de dados com registros de aves e os locais de maior frequência de observação”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto.

Os dados lançados na plataforma contribuirão para o melhor entendimento de como as espécies estão distribuídas na cidade e quais áreas são estratégicas para a conservação, ao oferecerem importantes recursos para as aves, como abrigo, espaços para construção de ninhos e alimentação, fundamentais para a fauna.

Ao acessar a plataforma digital no site da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, os moradores devem enviar o registro da ave, com maior número de detalhes possível, e preencher um formulário, com nome, e-mail e informações sobre o local em que o registro foi realizado. O cidadão terá um retorno sobre a espécie, em até 15 dias, pelo e-mail informado no formulário.

A Sema está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Mais informações sobre a plataforma podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo e-mail: identifiquesuaave@gmail.com. Já, para quem quer conhecer mais sobre o Coaves, basta acessar as redes sociais: @coaves_sorocaba (Instagram) e COAVES – Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Facebook).

Foto: Alexandre G. Franchin/Coaves

 

 


Fonte: Prefeitura de Sorocaba

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes