Ir para conteúdo

Prefeituras buscam implantação de cidades inteligentes no Noroeste do Paraná

Prefeitos e gestores de mais de 60 municípios participam do Webinar das Cidades Digitais da região para troca de informações e soluções tecnológicas. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresenta Plataforma Inteligente

Painel Noroeste PR

OUÇA O ÁUDIO

As Prefeituras do Noroeste do Paraná estão buscado na tecnologia maior eficiência na prestação dos serviços públicos. Foi o que destacaram prefeitos e gestores municipais que participaram do Webinar das Cidades Digitais da região que reuniu representantes de mais de 60 municípios.

O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e apresentado pela jornalista Valdireni Alves, mostrou como as cidades têm inovado e investido em governos digitais na promoção do desenvolvimento socioeconômico. “A pandemia acelerou o processo de transformação digital e estes eventos são importantes para que os gestores, por meio do compartilhamento de informações e soluções, possam buscar modelos. Soluções para resolver muitos problemas podem estar no município vizinho”, ressaltou o diretor da RCD, José Marinho, sobre a troca de experiências tecnológicas.

O Webinar contou com a participação da Coordenadora-Geral de Transformação Digital substituta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Karina Vidal, que trouxe detalhes das políticas de fomento às cidades inteligentes em andamento na pasta.

Segundo Karina Vidal, nesta quinta-feira (25) será lançada a Plataforma Inteligente, um sistema para o diagnóstico de maturidade para cidades inteligentes e sustentáveis. “É um produto da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. Essa metodologia foi construída no modelo da União Internacional de Telecomunicações. Hoje ele tem quatro dimensões: econômica, social, meio ambiente e capacidades institucionais, formado de 54 indicadores secundários e 50 primários”, explica a representante do MCTI.   

Casos de Sucesso - Cidade polo no Noroeste, Campo Mourão é uma das referências na região no uso de tecnologia na modernização de serviços e processos. O coordenador geral de governo da Prefeitura, Carlos Facco, destacou o investimento em ferramentas visando melhorar a interação com a população. “O mote da nossa gestão é uma Campo Mourão mais humana e inteligente. Começamos em 2017 com as premissas de aproximar das universidades, a usabilidade para o cidadão, a quádrupla hélice de inovação, envolvendo toda a sociedade organizada, as universidades, o governo, e o estímulo à startups. Nós conseguimos em quatro anos sair de zero para ser umas das 10 cidades do Paraná que mais tem startups e isso realmente tem trazido para nós essa questão inovação no município”, resumiu Facco.

Com quase 17 mil habitantes, Tapejara é outro município da região que se prepara para ser destaque nacional. Segundo o prefeito Rodrigo Pezão, presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte), Tapejara será o primeiro município do Brasil com 100% com energia sustentável. “Desde o serviço de autarquia, iluminação pública e também dos prédios públicos. Com isso o município vai gerar uma grande economia nos próximos 20 anos de quase 80 milhões de energia fotovoltaica que sobrará no município para fazer investimentos de infraestrutura rural e urbana”, observou o prefeito Rodrigo Pezão.

Para o prefeito de Araruna e presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Leandro Cesar Oliveira, o caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas passa pela desburocratização da máquina pública. “A gente precisa começar a investir sim. É a hora, é o momento. Acho que a semente aqui está plantada”, frisou o prefeito. “Quando a gente tem um problema, hoje na nossa palma da mão, que é no celular, a gente consegue resolver mais rápido, com informações em tempo real. Então isso vai fazer muita diferença para os futuros gestores públicos”, completou o presidente Comcam.

O Webinar das Cidades Digitais do Noroeste Paranaense teve o apoio da Comcam e a parceria da S. Clara Comunicação, Banco de Preços, Sigma Telecom, Furukawa, Betha Sistemas, 1Doc e Valid.

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/vhI63Us-Uks

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes