Ir para conteúdo

Prefeituras da Grande Belo Horizonte investem na transformação digital das cidades

Experiências tecnológicas foram compartilhadas durante o Webinar das Cidades Digitais da região que reuniu gestores de 60 Prefeituras

Painel BH

OUÇA O ÁUDIO

As Prefeituras da Grande Belo Horizonte estão investindo na transformação digital e no conceito de cidade inteligente, que busca melhorar a qualidade de vida da população através das Tecnologias da Informação e Comunicação. É o que destacaram prefeitos e gestores durante encontro virtual, nesta terça-feira (08), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD).

Representantes de 60 Prefeituras participaram do Webinar das Cidades Digitais da região, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, que mostrou como as Prefeituras de Belo Horizonte, Pará de Minas e Sete Lagoas têm adotado medidas para controle da gestão municipal e atendimento ao cidadão.

“São informações e conhecimentos importantíssimos neste momento para essa região que tem uma taxa de renovação nas administrações municipais de 55%. A Rede Cidade Digital fez um levantamento mostrando que de 49 municípios que compõem a Grande Belo Horizonte, temos 27 novos prefeitos eleitos e que enfrentam um momento emblemático de nossa história. Além das situações naturais de um começo de gestão, em meio a uma pandemia. Portanto, é essencial o uso da tecnologia que influencie positivamente na vida das pessoas”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

O prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro, destacou que cerca de 80% dos serviços ao contribuinte podem ser acessados online. “Isso nos deu uma redução de aproximadamente 70% da presença da população. Além das filas, a morosidade do processo que desgastava muito a administração pública e atrapalhava e arrecadação”, argumentou o prefeito.

Duílio de Castro também comentou sobre futuros projetos para modernização da iluminação pública da cidade de 241 mil habitantes. “Esse processo que fizemos de informatização nos trouxe a capacidade de arrecadar mais economizando. Lógico que a pandemia acelerou muito esse processo e é importante que as cidades e as Prefeituras entendam que o investimento em tecnologia é um processo irreversível”, opinou o prefeito de Sete Lagoas.

Planejamento - Um dos passos importantes para a transformação digital das cidades, segundo o Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros, do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina (PR), é a elaboração do Plano Diretor da Tecnologia da Informação (PDTI).

O especialista convidado para o encontro com Prefeituras mineiras, ressalta que o PDTI é importante para os municípios que priorizam uma melhor gestão dos recursos e maior qualidade na prestação dos serviços ao cidadão. “O PDTI serve para diagnosticar e planejar a gestão dos recursos e processos de TI para que a gente vise atender às necessidades que os administradores públicos vão pretender em determinado período e que isso seja feito de maneira eficiente, que efetivamente traga benefícios para a sociedade como um todo”, explica.

Inclusão Social - Outro ponto importante na implantação de uma cidade inteligente é a inclusão social e digital da população, em especial da parcela menos favorecida. Em Belo Horizonte, a Prefeitura começa a implantar um projeto pioneiro que levará o sinal wifi para os moradores de vilas e favelas da capital.

O diretor presidente da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), Leandro Garcia, lembra que com a migração de diversos serviços para o meio digital durante a pandemia também surge a necessidade de se prover conectividade. “Tão importante quanto transformação digital, cidades inteligentes e sistemas relacionados é manter as pessoas conectadas porque com esse movimento quem fica de fora do mundo digital está fora de tudo”, ressalta.

Pará de Minas é outro município que investe para tornar os serviços públicos mais conectados e eficientes. O prefeito Elias Diniz destacou o investimento em tecnologia e adoção de serviços como o de telemedicina. “Foi feito esse trabalho estratégico onde trabalhamos a tecnologia, inclusive trabalhando diretamente o sistema de digitalização dos nossos aparelhos e isso envolve muito recurso. Além de recurso, mão de obra qualificada”, analisa o prefeito.

O Webinar das Cidades Digitais da Grande Belo Horizonte teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sonner, ClipEscola, AX4B, Egov e Digix.

Assista na íntegra:

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes