Ir para conteúdo

Prefeituras da Região de Araçatuba investem na modernização dos serviços públicos

Prefeitos e gestores destacam investimentos para melhorar a eficiência das administrações municipais. Ministério da Economia apresenta ferramentas para auxiliar a transformação digital dos municípios

Painel Araçatuba

OUÇA O ÁUDIO

As Prefeituras da Região de Araçatuba estão investindo em governos digitais. Foi o que destacaram prefeitos e gestores que compartilharam as experiências tecnológicas de Araçatuba, Birigui, Ilha Solteira e Santa Fé do Sul, na manhã desta quinta-feira (09), durante o Webinar das Cidades Digitais da região.

Representantes de mais de 40 Prefeituras participaram do encontro promovido pela Rede Cidade Digital. “Nesses tempos de desafios a tecnologia se tornou essencial para melhorar a interação com a sociedade e nesse processo de retomada econômica. Por isso a Rede Cidade Digital busca trazer informações, soluções e modelos que possam servir de inspiração colocando a tecnologia como essencial na reformulação das políticas públicas”, observou o diretor da RCD, José Marinho.

O encontro contou com a participação da coordenadora-Geral de Relacionamento e Portfólio na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Loyane Tavares, que trouxe detalhes da digitalização dos serviços públicos que vêm ocorrendo no âmbito federal e como os municípios podem aderir à Rede Gov.Br, que fornece apoio para implementação de soluções.

Segundo Loyane, o processo de transformação digital deve ter foco no cidadão. "Quando a gente fala de serviço estamos falando de atendimento direto ao cidadão e às empresa, integrado no sentido de evitar que o cidadão tenha que apresentar a documentação comprobatória diversas vezes a diversos órgãos e diversos níveis de governo, sendo que essas informações já estão em base governo”, destaca. “Um governo inteligente, confiável. Quanto mais simples e direta essa relação do cidadão com o Estado mais confiável, mais transparente, aberto e eficiente, que consiga entregar serviço com mais agilidade e mais qualidade, focando naquilo que o cidadão precisa”, completa.

O prefeito de Santa Fé do Sul, Evandro Mura, destacou um sistema de abastecimento para controle da frota municipal visando economia aos cofres públicos. Ele também citou investimentos na infraestrutura tecnológica e adoção do sistema de telefonia VoIP. "Digitalizando realmente todos os setores da Prefeitura e demais órgãos. Agora estamos fazendo toda essa troca desse sistema, implantado primeiro a fibra. Já fizemos inclusive a licitação dessa ação", conta o prefeito. 

O prefeito de Ilha Solteira, Otávio Gomes, também disse que o município caminha para a digitalização dos serviços através do projeto de cidade digital. “A pandemia veio para nos mostrar o quão importante a cidade tem que evoluir. Estamos já na fase de implementação do Ilha Solteira sem papel através do protocolo digital, fazendo todo esse movimento para que tenhamos essa economia de papel, de uma forma sustentável”, disse o prefeito.

Araçatuba também vem desenvolvendo diversos projetos. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e de Des. Agroindustrial de Araçatuba, Marcelo Astolphi Mazzei, cita diversos projetos em andamento de digitalização de serviços, entre eles a gestão eletrônica de documentos, tecnologias educacionais, agendamento da vacinação contra a covid-19 e um aplicativo para que a população tenha acesso aos serviços públicos na palma da mão. “Foi necessário uma mudança tecnológica muito forte para poder suportar todos os sistemas e ferramentas que queríamos ofertar ao cidadão e internamente”, comentou o secretário.

Birigui é outra cidade da região que investe na transformação digital. O diretor de Inovação Tecnológica e Comunicação de Birigui, Walter Fantoni Junior, ressaltou o uso de ferramenta de Business Intelligence (BI) para o fornecimento de dados para tomada de decisão. “Essa ferramenta para o gestor público é essencial, trazendo um grande benefício para o administrador”, frisou o diretor. “Estamos trabalhando para deixar Birigui atualizadíssima no respeito à inovação tecnológica”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Birigui, Nivaldo Albani.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Araçatuba, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sonner, Dígitro e Fibra Óptica Rio Preto.

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/Y5HU8SpJ-Ds

 

 

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes