Ir para conteúdo

Prefeituras de 15 Estados já trocaram experiências tecnológicas no WebinarRCD

Na manhã desta terça, prefeitos e gestores de cerca de 40 municípios participaram do Webinar das Cidades Digitais da Região de Aracaju e Leste Sergipano. Foi o 68° evento online e consecutivo promovido pela Rede Cidade Digital no país

Mosaico Webinar

OUÇA O ÁUDIO

Prefeitos e gestores de mais de 1.800 municípios, em 15 Estados (PR, RS, SC, SP, MG, MS, BA, RJ, PE, ES, MT, CE, AL, RN e SE), já participaram do Webinar promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para troca de experiências tecnológicas. O Webinar das Cidades Digitais da Região de Aracaju e Leste Sergipano, na manhã desta terça-feira (05/10), foi o encontro de número 68, online e consecutivo, realizado pela iniciativa. No canal da TVRCD, no YouTube (https://youtube.com/redecidadedigital), é possível conferir como as cidades estão investindo na transformação digital visando melhorar a eficiência dos serviços prestados à população. 

Representantes de cerca de 40 Prefeituras participaram do primeiro evento da RCD para o Sergipe nesta terça. “O importante é que se tenha sempre em mente que não dá mais para administrar sem o uso da tecnologia, sendo uma grande facilitadora para os cidadãos, sobretudo neste momento tão desafiador que passamos. O objetivo do Webinar é trazer ideias e soluções que possam contribuir com o planejamento das cidades”, observou o diretor da RCD, José Marinho.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Aracaju e Leste Sergipano, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, contou com a participação da coordenadora-Geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações da pasta, Daniela Schettino, que trouxe detalhes das políticas disponíveis para melhorar a conectividade nos municípios.

Segundo Daniela, os programas Nordeste Conectado e Cidades Conectadas, implantados em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e Wi-Fi Brasil podem ser viabilizados por meio de emendas parlamentares atualmente. Os compromissos de cobertura dispostos no edital do 5G também devem melhorar a cobertura de internet nas localidades, conforme a representante do MCom

Entre as obrigações para as operadoras de Telecom, acrescenta Daniela, está a disponibilização de internet 4G em localidades com população acima de 600 habitantes. “O edital já foi aprovado e esperamos no ano que vem diversas dessas obrigações sendo implantadas”, comentou Daniela.

Aracaju Cidade Inteligente – O prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira, abriu a série de casos de sucesso da região ressaltando os avanços que colocam Aracaju em rankings de cidade inteligente, desde a implantação de uma infraestrutura tecnológica, sistemas e aplicativos.

Edvaldo Nogueira também destacou os próximos projetos como controle de acesso dos estudantes nas escolas e a meta de tornar o cidadão único para a gestão municipal. “Isso vai ser muito importante como uma forma de melhorarmos o planejamento. A tecnologia é fundamental para melhorarmos os serviços da nossa cidade e é isso que estamos buscando. A tecnologia não como um fetiche, mas a tecnologia como um instrumento capaz de melhorar a vida das pessoas”.

O secretário Adjunto da Cultura e do Turismo de Estância, Allan Alberto, também comentou sobre a importância de se investir em governança e transformação digital para desenvolver as cidades. “Um ponto muito sensível da gestão municipal é a busca da popularização da internet. São oito praças com acesso gratuito à internet. É um avanço significativo porque proporciona acesso à comunidade”, disse o secretário.

Saúde - Em Boquim, cidade de quase 27 mil habitantes, a assessora de Comunicação, Kincia Camargo, conta que a Prefeitura vem avançando na implantação do prontuário eletrônico na Saúde. O sistema é utilizado em três das nove equipes de Saúde da Família, segundo a assessora. "Também outro exemplo são as visitas domiciliares dos agentes comunitários de Saúde nas residências. Hoje eles usam os tablets, onde ali consta todo o acompanhamento da família. Somente com um clique eles conseguem buscar todas as informações e nós estamos buscando aprimorar ainda mais essas visitas".

O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Christiano Cavalcante, também comentou sobre o movimento liderado pela instituição para que os municípios do Estado investissem na informatização da Saúde, garantindo o recebimento de recursos, e em plataformas para o ensino híbrido.

Ele também destacou a importância do Webinar das Cidades Digitais troca de experiências entre os municípios e estímulo à transformação digital das administrações públicas. “Temos que acompanhar toda essa evolução. O mais importante é que os serviços sejam prestados a toda população de forma mais organizada, de forma equilibrada e, sobretudo, mais eficiente”, analisou o presidente da FAMES.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Aracaju e Leste Sergipano teve a parceria da S.Clara Comunicação, Banco de Preços, IMAP e 3Tecnos; e o apoio institucional da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES).

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/qzRdWTdFuiA

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes