Ir para conteúdo

Prefeituras do Noroeste Paulista investem na transformação digital dos serviços públicos

São José do Rio Preto e Olímpia compartilham avanços tecnológicos durante o Webinar das Cidades Digitais da região

Noroeste SP

OUÇA O ÁUDIO

O uso de tecnologia na melhoria da prestação dos serviços públicos no Noroeste Paulista foi tema tratado por gestores e servidores municipais na manhã desta terça-feira (26) durante encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) com Prefeituras da região.

Representantes de quase 30 municípios participaram do Webinar das Cidades Digitais que mostrou como as Prefeituras de São José do Rio Preto e da Estância Turística de Olímpia investem na modernização da máquina pública. “Estamos na edição 98, chegando a quase 100 eventos online e consecutivos, em várias regiões do país, atingindo 19 Estados e mais de duas mil prefeituras já passaram pelo WebinarRCD em busca de soluções e para conhecer como os municípios estão avançando nesse momento em que a tecnologia se tornou fundamental para tomada de decisão e eficiência dos serviços públicos”, observou a gestora de Comunicação da RCD, Sharlene Sarti.

O diretor presidente da Empresa Municipal de Processamento de Dados de São José do Rio Preto (Empro), Angelo Bevilacqua Neto, destacou que o objetivo da Prefeitura municipal é fazer com que a inteligência aplicada na gestão chegue na ponta, beneficiando a população com serviços mais rápidos e acessíveis.

Ainda segundo Neto, o município, além de se preparar para receber a tecnologia 5G, estuda a implantação de novas ferramentas como a muralha digital e melhorias em sistemas para as áreas de Saúde e Fazenda. “São vários sistemas que estamos trabalhando. Rio Preto foi a primeira cidade a integrar o sistema com a Jucesp (Junta Comercial) e com a Receita. É uma cidade muito importante no cenário nacional e uma das melhores do país para se viver, para fazer negócios. Temos uma ideia muito grande para facilitar a vida de todos, o cidadão tem que ser beneficiado pela tecnologia, em todos os sentidos", analisou Neto. 

Olímpia também quer impulsionar a sua transformação digital na mesma velocidade em que o turismo cresce na cidade, conforme disse o chefe de Gabinete, Bruno Guzzo. Ele destacou o agendamento de consultas via aplicativo e uma economia de quase 2,5 milhões somente com a adoção do Diário Oficial Eletrônico.

“Hoje Olímpia tem um cartão cidadão que é uma ferramenta que todo munícipe tem o seu cadastro. Isso é o que gente tem buscado cada vez mais: facilitar a vida do cidadão. Outra questão que Olímpia avançou muito é o videomonitoramento. Com uma rede integrada de fibra óptica, o município conta com mais de 50 pontos contemplados, com câmeras de alta resolução, onde a gente tem esse controle de quem entra no município, das as ações dessas pessoas. Tudo isso são questões que a tecnologia vem para auxiliar”, analisa. 

Gestão de TI - A importância do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) na implantação de uma Governança de TI pelas Prefeituras é o fundamental para os municípios que buscam o conceito de cidade inteligente. Foi o que destacou o prof. Dr. Rodolfo Barros, do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

Ela reforçou que a governança de TI precisa estar alinhada aos objetivos estratégicos das Prefeituras, fator que contribuir com o desenvolvimento dos municípios. “A gestão vai garantir o dia a dia e a governança vai mostrar como chegar lá”, explicou o professor.

O Webinar das Cidades Digitais do Noroeste Paulista teve a parceria da S. Clara Comunicação, 1Doc, Sonner e Gove.

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/PeUacpmtuks

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes