Ir para conteúdo

Prefeituras do Oeste Pernambucano investem na modernização dos serviços públicos

Prefeitos, gestores e servidores de quase 60 municípios participaram do Webinar das Cidades Digitais da região nesta terça (10). Prefeituras de Araripina, Salgueiro e Petrolina compartilharam avanços tecnológicos

Oeste PE painel

OUÇA O ÁUDIO

As Prefeituras pernambucanas estão investindo em tecnologia e transformação digital dos serviços públicos, com foco na melhoria do atendimento à população. Foi o que destacaram prefeitos e gestores que participaram do Webinar das Cidades Digitais do Oeste do Estado, na manhã desta terça-feira (10). O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), reuniu representantes de quase 60 Prefeituras para tratar de soluções, políticas públicas e modelos implantados nos municípios.

Confira o Webinar na íntegra:

https://youtu.be/oTLeIOTxQSY

No evento, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, os prefeitos de Petrolina, Simão Durando, de Salgueiro, Dr. Marcones Sá e os secretários de Inovação e Tecnologia de Petrolina, Clériston Ramos, e de Desenvolvimento Econômico de Araripina, Leonardo Batista, mostraram como as cidades investem na modernização da máquina pública, impulsionada pela necessidade de maior oferta de serviços acessíveis e mais eficientes à população durante a pandemia.

“A tecnologia se tornou indispensável, principalmente nessa pandemia. A gente sempre falou dentro da Rede Cidade Digital, em mais de 10 anos que percorremos vários Estados e municípios, que a tecnologia tinha chegado como um propulsor do desenvolvimento. Não dá mais pra se pensar no serviço público, em buscar a qualidade de vida, sem o uso de tecnologia. O objetivo deste espaço e dos modelos apresentados é para que sirvam de referência e de inspiração para os demais municípios”, ressaltou o diretor da RCD, José Marinho.

Entre as inovações de Petrolina, o prefeito Simão Durando destacou a Lei de Inovação instituída em 2021, que estabelece regras municipais, cria o fundo municipal de inovação e o conselho de inovação. “Outra importante ação na área tecnológica foi o Petro Online, um sistema implantado em 2019 para tramitação de documentos, reduzindo gastos com papel, impressora, combustível, uma economia de R$2 milhões por ano", enalteceu o prefeito Simão Durando. 

Petrolina também instalou semáforos inteligentes e um centro de operações para o monitoramento da cidade. O secretário de Inovação e Tecnologia de Petrolina, Clériston Ramos, também destacou a importância da secretaria recém criada que passou a ser a responsável pela promoção de toda a transformação digital do município.

Outro projeto importante que está prestes a sair do papel, explica Ramos, é a construção do Centro de Inovações visando fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios na cidade. “Ele será construído no centro da cidade, buscando a tríplice hélice: setor produtivo, acadêmico e o poder público municipal. Nosso espaço vai explorar o potencial inovativo da região, atrair talentos e colaborar para a geração de empregos qualificados e tem o investimento social com foco no desenvolvimento regional”, explica.

Para o prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá, o desafio é levar toda essa conectividade disponível para a população de baixa renda. “O grande ganho é que esse mundo chegue aos pequenos e a gente espera que essas políticas possam ser universalizadas”, disse o prefeito ao comentar sobre as dificuldades de acesso dessa parcela da população durante a pandemia. “Aqui no nosso município temos tido um avanço. Essa nova gestão, por exemplo, a gente começou através do protocolo e extinguiu o uso do papel. Internamente a Prefeitura de Salgueiro já utiliza todo o seu processo digital”, conta o prefeito de Salgueiro.

Araripina também vem investindo na informatização dos serviços municipais. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Batista, são várias ações para colocar Araripina na era digital. “Araripina vem dando esse passo à frente. A gente vem trabalhando com a cidade digital, tornando o dia a dia dos nossos munícipes de uma forma mais rápida e mais eficiente”.

Cidades Conectadas - As políticas de conectividade disponíveis aos municípios no Ministério das Comunicações também foram apresentadas no Webinar pela coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas do Mcom, Daniela Schettino. Conforme a coordenadora, os programas Nordeste Conectado, Cidades Conectadas e Wi-Fi Brasil visam levar internet especialmente para localidades desprovidas do serviço.

Confira na íntegra:

https://youtu.be/oTLeIOTxQSY

O Webinar das Cidades Digitais do Oeste de Pernambuco teve a parceria da S.Clara Comunicação, CEGEP/BM4 e HostDime.

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes