Ir para conteúdo

Prefeituras do Sudoeste Paranaense compartilham avanços tecnológicos no Webinar das Cidades Digitais

Francisco Beltrão, Pato Branco e Vitorino destacam modernização dos serviços públicos em encontro virtual com Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Sudoeste webinar

OUÇA O ÁUDIO

O investimento em cidades inteligentes no Sudoeste Paranaense foi o tema de destaque do Webinar das Cidades Digitais, na manhã terça-feira (28), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). Representantes de mais de 70 Prefeituras participaram do encontro virtual que mostrou como Francisco Beltrão, Pato Branco e Vitorino buscam a transformação digital dos serviços públicos.

Participaram a Diretora do Parque Tecnológico de Pato Branco, Kátia Bertol, o Secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura de Vitorino, Jhonatan Klein, o Secretário de Planejamento, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Francisco Beltrão, Alexandre Pecoits, o Engenheiro Civil e especialista em BIM para o Setor Público, Fernando Schettini, e o especialista em Gestão de Projetos da Coordenação Geral de Gestão da Rede Nacional de Governo Digital, Adalberto Sávio Rodrigues, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Clique aqui e assista na íntegra.

Plataforma GOV.BR – Segundo mapeamento realizado pelo governo federal, o Brasil possui mais de 156 milhões de usuários na internet, sendo que 73% já utilizou os canais digitais do governo. Com foco na integração digital e simplificação do acesso aos serviços públicos, a Rede Gov.br possui mais de quatro mil serviços digitais disponíveis e conta com um total de 200 milhões de visualizações por mês.

“O nosso governo tem o foco no cidadão. A Rede Gov.br foi criada em 2019 como um espaço para troca de experiências, articulação e disseminação de soluções inovadoras relacionadas ao governo digital que podem ser aplicadas pelos municípios”, explicou Adalberto Sávio Rodrigues, especialista em Gestão de Projetos da Rede Nacional de Governo Digital, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Com a adesão, os municípios passam a ter alguns benefícios da prateleira de soluções como o uso de plataformas digitais do Governo Federal sem custos, participação em programas de capacitação em transformação digital, apoio para financiamento, oportunidades de colaboração com outros estados e municípios e apoio metodológico à aplicação de estratégias de transformação digital.

Migração do meio físico para o meio digital – Durante o processo de digitalização dos serviços municipais, a cidade de Francisco Beltrão se deparou com a dificuldade dos servidores públicos em meio às mudanças nas estruturas burocráticas. “Na fase de implantação, os servidores tiveram dificuldades com a transição do documento impresso para o meio digital”, contou o Secretário de Planejamento, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Francisco Beltrão, Alexandre Pecoits.

Segundo o gestor, ao se darem conta de que acabar com as burocracias significa garantir mais serviços à população, os servidores aderiram à cultura digital. “O nosso maior ganho é a agilidade, segurança e otimização de recursos dentro do serviço público. Um documento digital é mais seguro do que um documento”, ressaltou o secretário.

Centro de Cidadania – Pensando na adaptação dos servidores e munícipes à transformação digital, a Prefeitura de Pato Branco inaugurou um espaço com a oferta de cursos gratuitos voltados à aprendizagem digital. 

“É preciso ter um espaço para treinar o servidor. Foi pensando nisso que, em março deste ano, inauguramos o Centro de Cidadania com cursos de aprendizagem digital, salas multiuso e salas para reuniões empresariais. Muitos munícipes não têm computadores em casa ou internet de boa qualidade. Além do acesso à computadores, também oferecemos WIFI livre e profissionais para ensinar como utilizar os serviços digitais da Prefeitura”, destacou a Diretora do Parque Tecnológico de Pato Branco, Kátia Bertol. “Queremos que o cidadão tenha autonomia”, completou.

BIM para Cidades Inteligentes - Outro tema que foi abordado no encontro virtual foi o uso da tecnologia BIM pelas Prefeituras. Segundo o especialista e engenheiro civil, Fernando Schettini, a tecnologia BIM, que passou a ser exigida em projetos governamentais a partir da nova Lei de Licitações (14.133/2021), permitirá uma contratação de compras públicas de forma mais inteligente. “Os benefícios mais facilmente percebidos são a redução de riscos na construção, aumento de produtividade, controle de qualidade da obra, redução nos custos do projeto e da produção”, destacou.

Distanciamento físico, aproximação digital - No contexto pandêmico do ano de 2020, a Prefeitura de Vitorino passou a notar a necessidade de se aproximar do cidadão. Para isso, a gestão municipal adotou processos digitais para dar maior transparência nos atos administrativos e legais e permitir acesso remoto à população para protocolar documentos e solicitações de qualquer lugar com acesso à internet.

“Hoje, conseguimos agilizar projetos em dois dias. Além disso, temos segurança jurídica dos atos para fins de controle interno e eventual informação aos órgãos fiscalizadores”, destacou o Secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura de Vitorino, Jhonatan Klein.

WebinarRCD - Desde o início da pandemia, o evento online tem mostrado, de norte a sul do país, como as administrações municipais têm avançado na implementação de governos digitais com eficiência e eficácia. Mais de 2.400 prefeituras, em 25 Estados, já participaram do evento nos quatro anos da iniciativa. O acervo de soluções para cidades inteligentes está disponível na TVRCD.

De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, o Webinar das Cidades Digitais tem por objetivo promover o aperfeiçoamento das Prefeituras na adoção de políticas públicas para tornar as cidades mais inteligentes. “Criamos o webinar como uma modalidade em substituição aos eventos presenciais durante a pandemia para reunir os que levam serviços à população. No evento, os palestrantes compartilham as ações que estão adotando para tornar a gestão pública mais eficiente e eficaz”, reforçou.

O Webinar das Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense teve a parceria da Evolution Tecnologia Funerária e Portal de Compras Públicas; e o apoio da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP). A TVRCD no YouTube conta com o maior acervo sobre o uso de tecnologia nas Prefeituras e está disponível pelo: https://youtube.com.br/redecidadedigital

Autor: Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 503 - Centro

CEP: 80.020-320

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes