Ir para conteúdo

Prefeituras paraibanas priorizam investimentos em tecnologia

Webinar das Cidades Digitais da Região de João Pessoa reúne prefeitos, gestores e servidores públicos de 40 municípios para tratar da implantação de cidades inteligentes

JP2

OUÇA O ÁUDIO

Facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços e melhorar a eficiência da máquina pública tem sido uma das necessidades das Prefeituras paraibanas. Foi o que destacaram prefeitos e gestores públicos que participaram do Webinar das Cidades Digitais da Região de João Pessoa, na manhã desta terça-feira (18).

O primeiro encontro promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para o Estado da Paraíba reuniu servidores de 40 municípios. O diretor da RCD, José Marinho, lembrou que investir em tecnologia e inovação é um dos desafios das novas administrações municipais.

Um levantamento feito pela RCD com 39 municípios convidados diretamente para evento online desta terça, mostra que quase 70% deles estão com novos prefeitos eleitos, que assumiram a administração municipal em meio à pandemia do coronavírus. “A pandemia acelerou a transformação digital das cidades. A inovação, a busca de melhorias, ficou indispensável o uso de tecnologia e é isso que a Rede Cidade Digital tem buscado por meio desses eventos online, trazendo informações e conhecimentos capazes de contribuir para inspirar os municípios a implantem políticas públicas voltadas para a melhoria do serviço público”.

O encontro, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, contou com participação da coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, que trouxe detalhes das políticas públicas disponíveis na pasta aos municípios.

Segundo Daniela, os programas como Wi-fi Brasil e Cidades Conectadas, por exemplo, podem ser implantados atualmente via emendas parlamentares nas cidades. Ainda segundo ela, o MCom tem auxiliado os municípios no desenvolvimento de projetos que contemplem a parceria com provedores locais visando garantir a sustentabilidade das redes de fibra ópticas implantadas. “Ela dinamiza a prestação dos serviços de telecomunicações na região. Os provedores acabam tendo uma rede mais robusta, uma forma mais econômica e eficiente”, observa Daniela.

Digitalização – O prefeito de Itabaiana, Lúcio Flavio, disse que a Prefeitura vem adotando uma série de medidas para a transformação digital que atenda servidores e população. “Inclusive obrigações legais que não vinham sendo observadas como a informatização de rotinas de gestão de pessoal, recursos humanos e administração tributária”, contou o prefeito. “Temos procurado através da inclusão digital oferecer serviços à população”, completou o prefeito.

Cabedelo também vem investindo na oferta de serviços digitais, conforme destacou o secretário de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Portos de Cabedelo, Fernando Sobrinho. “Todos os processos dos contribuintes hoje são digitalizados e dão espaço para o contribuinte fazer tudo de casa”, comentou o secretário, citando novos projetos na área de iluminação pública inteligente e monitoramento. “A questão do desenvolvimento das cidades digitais e inteligentes é um caminho sem volta. Temos que entender o que os municípios precisam para avançar”, avalia.

A capital João Pessoa também tem a meta de transformar-se em uma cidade inteligente. De acordo com o secretário de Administração, Valdo Alves, o projeto Prefeitura Conectada lançado conta com uma série de ações para aproximar gestão municipal do cidadão. “O grande objetivo é transformar João Pessoa em uma verdadeira smartcitie, onde o cidadão tenha tudo na palma da mão. Todos os trâmites da prefeitura são digitais a partir da virada do ano são digitais”, disse o secretário, observando a economia e maior eficiência obtidas na tramitação eletrônica das demandas.

Ainda de acordo com Alves, a meta para 2022 envolve um grande projeto para conectar os mais de 500 prédios públicos da cidade.

Paraíba Conectada - Conectar todos os municípios do Estado via fibra óptica é um dos objetivos da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), segundo o secretário Executivo, Pedro Dantas. O projeto, explica ele, é inspirado na iniciativa realizada em Alagoas. "Isso agilizaria demais a comunicação. As pessoas precisam ter agilidade nos processos e estar integradas nessas gestões", ressaltou Dantas.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de João Pessoa teve a parceria da S. Clara Comunicação, Banco de Preços, Sigma Telecom, Furukawa, CEGEP, BM4 e Logon; e o apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

Confira o evento na íntegra

https://youtu.be/EM8kru75Gsk

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes