Empenhado em ampliar as inovações inteligentes na área da segurança pública, o Governo do Mato Grosso criou o Programa Vigia Mais MT para integrar o acesso e a captação de do monitoramento eletrônico de entes públicos e privados. Entre as iniciativas, está a aquisição de 15 mil câmeras, sendo mil delas com tecnologia de reconhecimento facialpara produção e uso de imagens em tempo real, georreferenciadas e com possibilidade do uso de inteligência artificial nas gravações disponíveis.
Os detalhes do programa serão apresentados a prefeitos e gestores públicos que participam, nesta quarta-feira (08), do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em Várzea Grande, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo.
Segundo o Assessor Técnico de Projetos de Tecnologia na Secretaria de Segurança Pública do Governo de Mato Grosso, o subtenente Leandro Gustavo Alves - um dos palestrantes confirmados para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes -, o Programa Vigia Mais MT resolve um problema antigo da atividade policial ostensiva e judiciária do Estado. "Não conseguíamos ter acesso ágil às imagens privadas de segurança eletrônica. Com a adesão voluntária dos cooperados, integramos bancos de imagens e permitimos a otimização da ação policial, formalizando elementos de informação e provas para persecução penal", detalha Alves. "A inteligência artificial envolve o reconhecimento de placas de veículos, análise de dados, detecção de violação de perímetros e movimento em áreas pré-determinadas", completa.
Desde que o Vigia Mais MT foi criado, em maio de 2022, mais 9 mil câmeras de videomonitoramento foram entregues, com adesão de 119 prefeituras, 40 empresas privadas e cinco Secretarias de Estado. Para avaliação dos impactos da implementação do programa, a Secretaria de Segurança Pública realizou um levantamento dos índices de criminalidade durante quatro meses nos municípios que instalaram as tecnologias de segurança eletrônica. O resultado foi a média de 46% na redução de crimes, com destaque para os furtos e homicídios.
"Antes do projeto, poucas cidades possuíam soluções em videomonitoramento. A maioria contava com equipamentos de baixa qualidade, sem aplicação de IA e as imagens ficavam paradas na prefeitura sem que as forças de segurança tivessem acesso. Agora, temos o serviço operacional de policiamento ostensivo, direto e no interior das viaturas policiais em patrulhamento nas ruas, por meio de smartphone ou tablet, ao alcance da palma da mão", destaca Leandro Alves.
As inovações na área da segurança pública do Mato Grosso são apenas uma das novidades que serão apresentadas no principal encontro regional de tecnologia para Prefeituras, que acontece a partir das 8h30, no Centro Cultural Orla da Alameda, em Várzea Grande. O objetivo do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes é reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar da implantação de cidades inteligentes, que utilizam a tecnologia e fomentam a inovação nos serviços públicos. As inscrições para são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.
Além de políticas públicas e modelos implementados nos municípios, no encontro os gestores municipais terão acesso às soluções desenvolvidas pela Aprova, IGTECH, Portal de Compras Públicas e DGT Tecnologia. O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes tem o apoio institucional da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC), por meio da Descubra Mato Grosso, e da Rede de Inovação Mato Grosso (INOVAMT).
Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Mato Grosso
08/05, às 08 horas, em Várzea Grande
Centro Cultural Orla da Alameda
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações via WhatsApp: (41) 3015-6812 ou pela imprensa@redecidadedigital.com.br
Autor:
Evelin Moreira
Fonte:
Rede Cidade Digital