Ir para conteúdo

Projeto de Inclusão Digital e social de BH será apresentado a Prefeituras mineiras

Prodabel implanta internet gratuita em vilas e favelas de Belo Horizonte

BH fórum

OUÇA O ÁUDIO

O projeto de inclusão digital e social implantado pela Prefeitura de Belo Horizonte na periferia da capital será apresentado a prefeitos e gestores públicos mineiros que participam do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de Minas, na próxima quinta-feira (19), em Santa Bárbara.

O diretor presidente da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), Leandro Garcia, é um dos convidados confirmados para o encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara, que irá reunir prefeitos, gestores, servidores, especialistas e empresários para tratar de tecnologia no desenvolvimento dos municípios mineiros.

Para o diretor presidente da Prodabel, o investimento em projetos de inclusão digital é um eixo fundamental nas cidades que trabalham para se transformar em inteligentes. Em um país em que quase 50 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, a nomenclatura se confunde com a exclusão social dessas pessoas nos dias atuais, em meio à pandemia que vem acelerando a transformação digital dos serviços públicos.

E não se trata somente prover o acesso. Para ele, com a tecnologia ganhando, cada vez mais, um papel fundamental na retomada do desenvolvimento socioeconômico das cidades, é necessário incluir as pessoas que vão precisar acessar os serviços migrados para o online, além da possibilidade da geração de emprego e renda. “A pandemia mudou o rumo e as possibilidades da tecnologia. À medida que as coisas migram para mundo digital, quem está fora dele está fora de muito mais coisas. Essa importância da inclusão digital tem aumentado e a tendência é aumentar ainda mais. Você não pode deixar mais as pessoas de fora”, observa Leandro Garcia.

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de Minas será realizado no Santuário do Caraça. Entre os convidados confirmados estão os prefeitos de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, e de Itabirito, Orlando Amorim Caldeira, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, Felipe Vecchia Guerra. “O objetivo é promover a troca de experiências entre os municípios e facilitar o acesso a tecnologias disponíveis e próximas da realidade das pequenas e médias Prefeituras”, explica o diretor da RCD, José Marinho.

Temas como gestão eletrônica de documentos, implantação do 5G e integração de serviços serão abordados no Fórum. A RCD informa que restam poucas vagas para o encontro e as inscrições devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.

O evento tem o patrocínio ouro da 1Doc, Sonner, Polis Gestão; patrocínio prata do Aprova Digital e Evolution Tecnologia Funerária; além do apoio institucional da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest) e das Associações de Municípios Amapi e Amalpa.

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de Minas Gerais

19/05, das 8h às 16h30

Santuário do Caraça – Santa Bárbara

Inscrições gratuitas para servidores públicos – vagas limitadas:

http://sympla.com.br/rcd

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes