Guaratuba sediou, nesta quarta (04), o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Litoral e Região Metropolitana de Curitibapara tratar de tecnologias para a inovação nos serviços públicos e melhoria do atendimento à população. Quase 30 Prefeituras participaram do encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Guaratuba, que compartilhou soluções e promoveu a troca de experiências entre prefeitos, gestores e servidoressobre as novas tendências em tecnologias inteligentes nos municípios do Estado.
“Com o uso assertivo da tecnologia, torna-se possível gerar resultados mais eficientes na administração pública. Os eventos promovidos pela RCD buscam apresentar o que existe de mais inovador em termos de transformação digital para as cidades brasileirase como adotar essas políticas públicas para desenvolver municípios mais inteligentes e sustentáveis”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.
Colombo, Curitiba, Guaratuba, Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Rio Negroe Tijucas do Sul compartilharam os avanços tecnológicos nas cidades. O Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, destacou o impacto do evento para a transformação dos municípios de pequeno e médio porte em cidades inteligentes. “São mais de 30 cidades representadas discutindo a inovação no setor público. Não temos mais como utilizar métodos que deram certo no passadopara enfrentar os desafios atuais e futuros. Nós precisamos inovar. Eventos como esse nos mostram o que tem de novo e como podemos aprimorar os serviços nos municípios de pequeno e médio porte”, disse ele.
Para o Secretário de Tecnologia e Modernização Digital do Paraná, Alex Canziani, o Paraná tem se destacado como hub tecnológico devido ao aumento nos investimentos destinados as áreas de ciência e inovação. “O estado precisa inovar para diminuir o custo da máquina pública. Em 2022, o orçamento destino à ciência e tecnologia foi de 100 milhões. Neste ano, são mais de 700 milhões.
Com a parceria dos nossos municípios, vamos transformar o estado em um hub tecnológico”
Além de modelos nos municípios e políticas públicas, no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes os gestores tiveram acesso às soluções disponíveis pelo Portal de Compras Públicas.
PREFEITURAS INOVADORAS – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Litoral e RMC, a RCD também realizou a entrega do título de Prefeitura Inovadora 2024. Para a seleção e reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.
Ao todo, foram 17 prefeituras homenageadas (confira abaixo).
Prefeituras Inovadoras 2024 – RMC e Litoral Paranaense
Guaratuba – Implantação da Agência de Inovação Guará 3.0
Antonina – Central de monitoramento do município
Morretes – Entrega de 20 notebooks e duas telas interativas à rede de ensino municipal
Paranaguá – Muralha digital do município
Colombo – Integração de laboratório de informática educativa em escolas. Entrega de lousas interativas e o Portal da Educação
Pontal do Paraná – Instalação de iluminação de LED no município
Balsa Nova - Adesão da tecnologia VoIP
Campina Grande do Sul – Utilização da tecnologia de georreferenciamento
Campo Largo – Integração entre o Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP) e as centrais de alarmes e videomonitoramento dos prédios públicos
Curitiba – Criação de Secretaria Municipal de Inteligência Artificial
Fazenda Rio Grande – Instalação de iluminação em LED no município
Lapa – Inauguração do parque tecnológico, o Lapatech
Mandirituba – Muralha digital no município
Piraquara – APP de protocolos online
Campo do Tenente - Instalação de iluminação de LED no município
Rio Negro - Projeto para instalar energia solar nos prédios municipais
Tijucas do Sul - Gestão de dados e informatização total do arquivos
Créditos da Imagem: SEI-PR
Autor:
Evelin Moreira
Fonte:
Rede Cidade Digital